Pular para o conteúdo
Brasil

Ala do União Brasil na Câmara rejeita Juscelino como líder por ‘constrangimento’

Juscelino foi denunciado pela PGR na última segunda-feira (7)
Agência Estado -
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. (Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados)

Diante do ajuste dos detalhes da ida do deputado Pedro Lucas Fernandes (União -MA) para o Ministério das Comunicações, confirmada nesta quinta-feira, 10, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma ala do União Brasil reage à possibilidade de o ex-ministro Juscelino Filho assumir a liderança da bancada na Câmara. Parlamentares ouvidos pelo Estadão/Broadcast Político veem “constrangimento” e até ciúme na possibilidade de Juscelino, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), ser o líder do partido na Casa.

A avaliação é a de que a possível “troca” entre ele e Pedro Lucas Fernandes não só aumenta o racha da legenda, retomando a briga interna entre direita e esquerda, mas também reacende algumas discussões divisivas no partido. Entre esses temas que geram discordância na bancada está o embate sobre o apoio a Lula ou ao Jair Bolsonaro (PL), e divergências sobre a possível federação do União com o PP. “Vai ser uma confusão”, avaliou um deputado. “Desunião” é o trocadilho repetido pelos parlamentares.

Uma ala do União considera que a imagem de Juscelino está desgastada e contesta inclusive a capacidade de articulação do ex-ministro, uma vez que agora ele é formalmente denunciado. “Como fica a posição dele no Colégio de Líderes? Ele vai defender o governo ou a oposição?”, indagou um parlamentar. Para esse deputado, uma possível liderança de Juscelino vai gerar “desconfiança” nos integrantes da bancada.

No desenho de cenários sobre o retorno de Juscelino à Câmara, os deputados dizem que o ponto central é a eleição do eventual sucessor de Pedro Lucas Fernandes. Há uma avaliação de que uma liderança de Juscelino seria um ‘acolhimento’ ao ex-ministro, enquanto ele se defende das acusações da PGR perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Por outro lado, há um entendimento de que a nomeação de Juscelino à liderança “expõe a bancada”, segundo um deputado do União. “Acho péssimo. Acabou de ser denunciado”, ressalta esse parlamentar. Nesse aspecto, há quem cite até que o partido está “enrolado com a história do Rei do Lixo” – em referência ao empresário Marcos Moura, um dos alvos da Operação Overclean, no bojo da qual Juscelino foi denunciado. Outros nomes ligados à legenda já foram alvos da ofensiva, como o secretário de Educação de , Bruno Barral.

Alguns rechaçam a “imposição” da indicação de Juscelino por parte da cúpula do partido. Consideram que “estocar” o nome do ex-ministro como eventual líder também acirra o racha na legenda Há uma vontade da bancada de discutir o nome e votar, segundo outro deputado consultado pelo Broadcast Político. “Ninguém quer prato pronto”, assinala. E, em um cenário de eleição, até deputados que se consideram próximos de Juscelino avaliam que é “difícil” ele conseguir os votos necessários “em sua situação”.

Nessa vertente que considera imprescindível a eleição do próximo líder da bancada, a avaliação é a de que a briga pela cadeira de Pedro Lucas já começou e está acirrada. “Se abrir um espaço, vai ter um rombo enorme embaixo”, disse um deputado em relação a essa disputa.

Há ainda quem diga que o “ideal” é que Juscelino retorne à Câmara “apenas” como deputado, e não como líder. Assim, inclusive, eventuais posicionamentos mais inclinados ao governo do qual já fez parte ficam restritos a ele e não arrastam a bancada.

Alguns deputados vão além: consideram que a ida de Pedro Lucas para o Ministério de Lula não seria uma boa jogada para a bancada. A avaliação é que a pasta está distante e sem autonomia, enquanto o atual líder vive um “bom momento” na Câmara.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Ouvidoria do Detran recebeu 566 manifestações pelo canal FalaBR

Hacker diz que Emei usava senha ‘fraca’ e baixou dados de alunos referentes a 25 anos

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Justiça concede habeas corpus para soltar PM preso por jogar homem da ponte em São Paulo

Últimas Notícias

Brasil

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Julgamento será reiniciado em plenário físico, mas ainda não há datas definidas

Mundo

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Corpo de paciente apresentou rejeição aos rins causando disfunções renais

Polícia

Homem é morto após ameaçar policiais com machado no interior de MS

Edson havia sido denunciado por ato obsceno minutos antes

MidiaMAIS

Luíza Sonza terá um dos cachês mais caros para show em Campo Grande

Luiza Sonza se apresentará em Campo Grande novamente em 2025