Pular para o conteúdo
Brasil

Veja antes e depois do shopping que pegou fogo no Brás, no Centro de SP

O empreendimento tem 18 mil metros quadrados; cerca de 200 lojas foram destruídas na quarta-feira (30)
Carol Leite -
Imagens mostram antes e depois de incêndio no Shopping 25 Brás
Imagens mostram antes e depois de incêndio no Shopping 25 Brás (Reprodução)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25, no Brás, no Centro de , na quarta-feira (31). As chamas começaram por volta das 6h40 e entraram em fase de rescaldo após 15 horas de trabalho dos bombeiros.

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Federal de Alagoas (UFAL), registrou imagens de satélite do antes e depois da área atingida pelas chamas.

Em 17 de outubro, o dia estava sem nuvens e com a imagem limpa. Enquanto nesta quarta às 10h30, o quarteirão estava tomado por uma fumaça densa por conta do megaincêndio.

A coluna de fumaça preta alcançou cerca de 150 metros de altura e pode ser vista a quilômetros de distância em bairros do Centro e Zona Norte.

Três pessoas inalaram de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Uma delas é uma funcionária de uma das lojas do shopping, que foi encontrada desacordada na calçada.

O empreendimento tem cerca de 18 mil metros quadrados, divididos em centenas de boxes. Segundo o , cerca de 200 lojas foram destruídas.

Em vídeo gravado pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (31), é possível ver o interior do shopping destruído após o megaincêndio. As portas dos boxes e estacas de metal ficaram retorcidas, e o teto desabou. Veja imagens das redes sociais:

Qual é a causa do incêndio?

As causas do fogo ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. Lojistas contaram à TV Globo que o shopping ficou sem na tarde de terça (29). Ainda não há confirmação se há relação entre a falta de luz e o incêndio.

A Enel desligou a rede da área afetada pelas chamas para eliminar risco elétrico. A concessionária ainda disse que “não recebeu nenhum acionamento referente a falta de luz na rua, durante a madrugada e noite de ontem”.

O governo de São Paulo também informou que a “Sabesp foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas. Hidrantes em bom funcionamento e com boa vazão de água”.

O Corpo de Bombeiros também afirmou que o shopping alvo do megaincêndio está com a Auto de Vistoria da corporação (AVCB) vencido desde agosto.

Segundo capitão Maycon Cristo, porta-voz dos bombeiros, o AVCB tem que ser renovado periodicamente como forma de garantia de que a edificação está seguindo as regulamentações de segurança contra incêndio da corporação.

O Ministério Público também abriu inquérito nesta quarta para apurar as causas e os responsáveis pelo incêndio. O promotor de Habitação e Urbanismo Moacir Tonani Junior quer saber a existência ou não de documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento, além de eventual omissão na fiscalização pelo poder público municipal.

Em uma consulta ao Cadastro de Edificações do Município (CEDI), é possível ver que o imóvel na Rua Barão de , está irregular desde 2019. É o documento equivalente ao Auto de Conclusão, ao Habite-se, ao Auto de Vistoria e ao Alvará de Conservação. Pode ser utilizado para instruir pedidos de Licença de Funcionamento, Aprovação de Reformas e para comprovar a regularidade do imóvel perante o INSS, a fiscalização municipal e o Cartório de Registro de Imóveis.

Em 2022, os engenheiros do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), da Prefeitura, constataram que os chuveiros automáticos e o sistema de portas corta-fogo do shopping não funcionavam.

*Com G1

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de mulher que matou o próprio filho a facadas no Centro-Oeste pede anulação da condenação

Não só instalações, mas furtos de placas solares também crescem em Mato Grosso do Sul

Saiba onde assistir: João Fonseca estreia em Toronto

VÍDEO: Peixes mortos em lago de Ribas do Rio Pardo assustam ribeirinhos e prefeitura se reúne com Imasul

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Comemorando 40 anos, UBE-MS abre inscrições para 37ª Noite da Poesia em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Separa o casaco: frente fria chega em MS derrubando a temperatura que pode chegar a 7°C

O Inmet chegou a emitir um alerta para Campo Grande e mais 15 cidades do Estado

Brasil

Suplente de vereador e consultora de vendas de MT são assassinados enquanto dormiam

Ex-marido da vítima, principal suspeito do crime, foi encontrado com sinais de suicídio

Transparência

Em obras desde 2023: reforma na Reitoria da UFGD passa por reajuste e vai a R$ 9,8 milhões

Em cerca de 1 ano e meio, valor do contrato da UFGD subiu 46%

Cotidiano

Muito endividado, morador de MS pede ajuda à Defensoria para negociar com 8 bancos

Nesses casos, bancos têm a obrigação legal de colaborar e negociar, comparecendo à audiência de conciliação