Um terço dos candidatos que fizeram o Enem deve ser elegível ao Sisu 2024

Resultado oficial do exame já está disponível para consulta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio. (Arquivo, Midiamax)

Um em cada 3 dos estudantes que realizaram a prova do Enem 2024, cerca de 1 milhão de participantes, deve atingir nota suficiente para uma vaga em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A estimativa é do MEC (Ministério da Educação), que levou em consideração a nota de corte de 20% do total de cursos.

Em relação ao ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, o Inep entende que 61% dos candidatos têm nota suficiente para conseguir uma vaga. As médias gerais do Enem 2023 foram 516 pontos em Linguagens; 522 em Ciências Humanas; 497 em Ciências da Natureza; e 534 em Matemática e 641 em Redação – com 60 textos com nota mil.

O resultado oficial das provas já está disponível desde essa terça-feira (16), apesar de muitos estudantes tenham indicado dificuldades de acesso ao sistema.

Inscrições

A principal novidade do Sisu é que ocorrerá apenas uma edição em 2024: todas as vagas, sejam com início no primeiro ou segundo semestre, serão ofertadas entre os dias 22 e 25. Durante a escolha, a própria universidade deverá indicar se as aulas começarão agora ou depois. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro.

Cotas

Outra novidade é relativa à distribuição para os cotistas, que passam a concorrer também às vagas gerais e, apenas quando essas forem preenchidas, são abertas as específicas de cotas. O valor mínimo da renda da família que se enquadra na cota social é de 1 salário mínimo per capita.

Como consultar o resultado?

Para consultar o resultado e as notas do Enem 2023, o candidato deverá acessar a Página do Participante e fazer login na conta Gov.br. Caso não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la.

Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário entrar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma da forma de recuperação, preencher os campos e colocar a nova senha.

Assim, o candidato deverá acompanhar pela Página do Participante o momento em que as notas foram divulgadas. É possível que o site apresente instabilidade logo nas primeiras horas do dia por conta do número alto de acessos.

Conteúdos relacionados