Último acidente com avião comercial no Brasil foi há 17 anos no Aeroporto de Congonhas

O acidente foi considerado a maior tragédia da aviação brasileira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Acidente com avião da TAM aconteceu em 2007 (Valter Campanato, Agência Brasil)

Dezessete anos separam os dois últimos acidentes com aviões comerciais no Brasil. Em 2007, a maior tragédia da aviação brasileira era registrada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Nesta sexta-feira (9), outra tragédia aconteceu em Vinhedo (SP), com a morte de 62 pessoas.

Em 17 de julho de 2007, o Airbus A-320, da TAM, não conseguiu frear na pista de Congonhas. Ao todo, 199 pessoas morreram no acidente, sendo que 12 estavam no solo.

Naquele dia, a pista estava molhada e, por conta de uma reforma, estava sem as ranhuras que facilitam a frenagem do avião. Como o avião não freou, acabou atravessando a pista e atingiu um prédio de cargas na Avenida Washington Luiz.

Acidente com 62 mortes

A Prefeitura de São Paulo confirmou que todos os ocupantes da aeronave que caiu em Vinhedo (SP) morreram. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (9).

Essa aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. Entre os 62 ocupantes do avião, estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass.

Ainda conforme as autoridades, o avião tinha capacidade para 68 pessoas e saiu de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). A decolagem ocorreu às 11h50, segundo o FlightAware, e aterrissaria às 13h45.

Com a queda, o incêndio e peças da aeronave atingiram casas. A Defesa Civil de São Paulo confirmou a informação e enviou uma equipe ao local.

O avião do modelo ART-72 pertencia à Voepass Linhas Aereas e testemunhas conseguiram filmar o avião caindo.

Cenipa e Força Aérea Brasileira também acompanham o caso.

Conteúdos relacionados