Pular para o conteúdo
Brasil

Suzane Richthofen faz concurso para trabalhar no Tribunal de Justiça

Decisão do STF permite que condenados aprovados em concursos públicos possam ser nomeados e empossados
Da Redação -
Suzane Von Richtoffen. (Foto: Reprodução)

Cumprindo pena em liberdade pela morte dos pais, , de 41 anos, está prestando concurso público para ingressar como servidora no Tribunal de Justiça do Estado de (TJSP). Ela se inscreveu para a função de escrevente técnico judiciário, com salário inicial de R$ 6.043, mais auxílio alimentação, saúde e transporte.

A prova objetiva, com 100 questões, foi aplicada no domingo, 8. O concurso prevê ainda uma prova prática de digitação.

A participação de Suzane no concurso, divulgada pelo blog True Crime, do jornal O Globo, foi confirmada pelo Estadão.

Ela se inscreveu com o nome que usa atualmente, Suzane Louise Magnani Muniz, sem o von Richtofen. A candidata prestou a prova em um colégio do bairro Cambuí, em Campinas.

De acordo com o TJSP, estão sendo oferecidas 572 vagas para as circunscrições judiciárias de todas as regiões do Estado, sendo 300 vagas para a capital.

Os candidatos precisam ter mais de 18 anos e o Ensino Médio completo, como é o caso de Suzane. Atualmente, ela faz curso superior de Direito no câmpus de Bragança Paulista, onde reside.

O concurso é bastante concorrido, já que 181.966 candidatos se inscreveram, média de 318 por vaga oferecida.

Boa conduta

O TJSP informou que, para uma pessoa ser empossada como escrevente técnico judiciário no tribunal, é preciso ser aprovada em concurso público e cumprir requisitos como “ter boa conduta”.

Para isso, é necessário apresentar atestado de antecedentes criminais, certidões de distribuição de processos em cartórios e de execuções criminais.

Também é solicitada declaração de próprio punho, informando se a pessoa responde ou respondeu a inquérito policial, já que o candidato precisa estar em pleno gozo dos direitos políticos.

No caso de Suzane, devido à condenação, seus direitos políticos estão suspensos até o cumprimento integral da sentença, que deve ocorrer apenas em fevereiro de 2038.

Ela pode ser beneficiada, no entanto, por uma decisão de outubro de 2023 do Supremo Tribunal Federal (STF) pela qual condenados aprovados em concursos públicos podem ser nomeados e empossados, desde que não haja incompatibilidade entre o cargo a ser exercido e o crime cometido, nem conflito de horário entre a jornada de trabalho e o regime de cumprimento da pena.

No regime aberto, Suzane é obrigada a ficar em casa entre as 20 horas e as 6 da manhã, mas pode trabalhar fora no restante do dia. Se aprovada, caso sua posse seja negada, a candidata pode recorrer à Justiça para garantir sua vaga.

O escrevente judiciário é o servidor que organiza os serviços administrativos e técnicos no fórum da comarca, acompanha o andamento de processos e realiza atendimento ao público. Além disso, o funcionário elabora e confere documentos e controla o material de expediente.

20 anos presa

Suzane foi condenada em 2002 a 39 anos e 6 meses de prisão por ter participado do assassinato dos pais. Ela deixou a cadeia em janeiro de 2023, após ficar mais de 20 anos presa, e desde então busca uma ocupação profissional. Inicialmente, a jovem passou a morar em Angatuba, no sudoeste paulista, onde abriu uma loja virtual de acessórios femininos, que ainda tem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo.

Em 2023, ela se inscreveu para um concurso público visando ocupar o cargo de telefonista na Câmara Municipal de Avaré, mas não compareceu para fazer a prova. Em dezembro do ano passado, Suzane procurou um cartório para mudar seu nome, retirando o von Richthofen, pelo qual ficou conhecida após o crime, e acrescentando o sobrenome Muniz, de seu marido. O casal tem um filho, nascido em janeiro deste ano.

A reportagem entrou em contato com Suzane por telefone e através da rede social de sua empresa, e ainda aguarda retorno.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tarifa zero de energia: cerca de 100 mil famílias ainda não aderiram ao programa em MS

Aumento do IOF ofusca congelamento e dólar sobe

Leitos custeados pelo Governo de MS já estão em funcionamento no São Julião

Justiça decreta prisão de motorista que matou mãe e filha em 2015 no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Atleta de Dourados, Tom Lara Bueno é bicampeão de torneio internacional na Tailândia

Últimas Notícias

Brasil

Empresária morta por PM em clínica levou três tiros e 51 facadas

Filha do casal também foi atingida pelos disparos

Política

Salineiro critica falta de transparência do PL em MS: ‘estamos isolados a nível nacional’

Vereador do PL disse que estão ‘vendados’ em MS durante negociações partidárias

Cotidiano

Correios: Falha de rastreamento e atraso nas entregas geram reclamações repentinas

Empresa afirma que tudo será normalizado a partir da próxima semana

Loterias

Loterias Caixa sorteia prêmios milionários em cinco modalidades nesta quinta-feira

Apesar de não haver prêmios acumulados – a Mega-Sena, por exemplo, pagou mais de R$ 100 milhões na última terça-feira (20) – as estimativas para os sorteios de hoje são bastante atraentes