Para os apaixonados pelo maior carnaval do planeta, que não terão a sorte de ir ao Rio de Janeiro, foi divulgada a lista dos desfiles com as Escolas do Grupo Especial. O evento, na Marquês de Sapucaí, começa a partir das 21h (horário de Mato Grosso do Sul) deste domingo (11).

Neste primeiro dia, seis agremiações vão desfilar. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas acompanhem as apresentações presencialmente. Abre o desfile, a Unidos do Porto da Pedra. Em seguida, Beija-Flor, depois, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e, encerrando a participação de hoje, a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense.

Cada agremiação tem entre 1h e 1 h e 10 minutos para desfilar. A escola que não cumprir o tempo será penalizada. De acordo com a programação, o último desfile está previsto para começar entre 3h e 3h50.

A escola que abre os desfiles deste domingo, a Unidos do Porto da Pedra, terá como enredo ‘Lunário Perpétuo: a profética do saber popular’. A agremiação de São Gonçalo conta a história de um livro, que reúne assuntos de astronomia, agricultura, saúde e uso de ervas.

Em seguida, a Beija-Flor voltará a explorar um tema relacionado com à cultura negra. A escola de Nilópolis, vai trabalhar com o enredo ‘Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila’. Será a história de Benedito dos Santos, que ficou conhecido como Rás Gonguila, nascido em Maceió, afirmava ser descendente direto do último imperador da Etiópia.

Salgueiro será responsável pelo terceiro desfile da noite, com enredo ‘Hutukara’, pra falar sobre o povo Yanomami. O objetivo será mostrar ao público a cultura, os costumes e os conhecimentos yanomamis.

cultura indígena também será abordada pela agremiação da Grande Rio, com enredo ‘Nosso Destino é Ser Onça’, que vai abordar a mitologia tupinambá. A escola de Duque de Caixas pretende questionar como o Brasil se identifica com os povos originários de seu território.

Unidos da Tijuca traz o enredo ‘O Conto de Fados’. A escola do bairro da Tijuca, convidará o público para uma viagem a Portugal, com várias lendas e histórias relacionadas aquele país.

Já a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense, encerra o primeiro dia com tema também baseado numa história literária, com a obra ‘O testamento da cigana Esmeralda’, do poeta pernambucano de cordel Leandro Gomes de Barros. Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda, a agremiação pretende explorar o imaginário em torno do universo cigano 

Desfiles da terça-feira (12)

Os desfiles do Grupo Especial se encerram na terça-feira (12) e outras seis escolas também vão para a avenida. As apresentações deverão começar no mesmo horário, às 22h (horário de Brasília). Pela ordem, que já foi divulgada, abre o evento de amanhã: Mocidade Independente de Padre Miguel, depois, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e encerra a apresentação, a Viradouro.

Com informações da Agência Brasil.
Foto: Ana Cristina Vitória/ Divulgação- Porto da Pedra.