Pular para o conteúdo
Brasil

PSOL pede cassação de Zambelli após ex-comandante da FAB acusar pressão por adesão ao golpe

O novo pedido se baseia em "novas falas incitadoras do golpe de Estado" feitas pela parlamentar, segundo a sigla
Agência Estado -
Carla Zambelli. (Foto: Lula Marques/EBC)

O PSOL apresentou um documento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que reforça uma representação feita pelo partido que pede a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por supostamente estar vinculada a tentativa de golpe. O novo pedido se baseia em “novas falas incitadoras do golpe de Estado” feitas pela parlamentar, segundo a sigla.

O aditamento foi assinado nesta sexta-feira, 15, após a divulgação de que o ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, disse em depoimento à Polícia Federal ter sido abordado por Zambelli com a exigência para não deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro “na mão”. A defesa de Zambelli afirmou que a deputada nunca fez pedido ilegal, não se recorda do fato e “se, porventura, pediu acolhimento, o fez por causa da derrota nas eleições”.

À PF, Baptista afirmou ter recusado a atender pedido “ilegal” da parlamentar. “Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade”, teria dito o militar a Zambelli, segundo seu próprio depoimento.

O PSOL diz que as falas de Zambelli “são extremamente graves” e que a prática é “incompatível com a ética e o decoro parlamentar e é um “imperativo” que a Câmara casse a deputada.

“Carla Zambelli é um dos maiores expoentes do golpismo – e, portanto, do desrespeito ao Estado Democrático de Direito – dentro da Câmara dos Deputados”, escrevem a presidente do PSOL, Paula Coradi, e os 14 deputados da federação PSOL-Rede que assinam o documento. “É fundamental que a representação chegue ao Conselho de Ética: e a cassação da Deputada Carla Zambelli, mais do que uma possibilidade, agora se torna um imperativo.”

A sigla já tinha apresentado outro documento pedindo a cassação de Zambelli em agosto de 2023, quando o hacker Walter Delgatti Neto afirmou, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que Bolsonaro o ofereceu um indulto para que invadisse o sistema das urnas eletrônicas e expusesse supostas vulnerabilidades. Zambelli, segundo Delgatti, mediou a conversa dele com o ex-presidente.

Esse primeiro pedido ainda não foi recebido pelo Conselho de Ética e aguarda envio da Mesa Diretora da Câmara. Caso o documento chegue, caberá ao presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União-BA), dar prosseguimento.

Apenas em 2023, foram 29 representações protocoladas, após um começo de ano perturbado na Câmara, com trocas de insultos, palavrões e brigas entre bolsonaristas e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Todos os 22 casos julgados foram arquivados – um deles envolve a própria Zambelli, acusada por Duarte (PSB-MA) de tê-lo mandado “tomar no c…” em uma audiência com o ex-ministro da Justiça, Flávio Dino. Zambelli negou ter dito a palavra ao parlamentar e disse que era preciso “acalmar os ânimos”.

O relator do caso, João Leão (PP-BA), optou pelo arquivamento por ter “dúvidas” sobre o que aconteceu no incidente.

Sete outros processos foram protocolados em 2023 e ainda aguardam avaliação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos