Professores de Física pedem anulação de questão do Enem deste domingo
Segundo os educadores, há uma pergunta sem a resposta correta
Ari Theodoro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma nova polêmica foi divulgada neste segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado hoje (10). Professores que analisaram as questões afirmam que há uma questão de física sem resposta correta, o que pode fazer com que ela seja anulada. O problema estava na questão 124 da prova verde.
A questão pede para o aluno calcular a potência de uma cafeteira. O professou de física do Curso Anglo Madson Molina, porém, diz que não existia alternativa correta. De acordo com o professor, a falha da pergunta é conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts. Em suma, a questão propõe uma máquina cuja potência total é de 700 watts e quando a gente calcula a potência útil de 933 watts é maior do que a potência total, o que fisicamente é impossível”, explica Molina.
Reportagem do Uol, divulgada na noite deste domingo, traz outros detalhes. Bruno Sá, professor de física do Elite Rede de Ensino, também concorda que há erro na questão. “Não informaram o calor latente de vaporização da água. Só é colocado que a cafeteira ferve totalmente meio litro de água. Isso abre margem para uma dupla abordagem da questão: considerando que a quantidade de água sofreu apenas mudança de temperatura, chegando à 100 °C, teríamos somente o calor sensível envolvido, encontrando o aproveitamento de 75%. Porém, a potência da cafeteira (933 W) acaba possuindo um valor maior que a potência total fornecida (700 W), o que é contrário aos conceitos físicos”, explica. Pode acontecer um cancelamento.
A ausência de resposta correta pode fazer com que a questão seja anulada e desconsiderada na apuração das notas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Traficante é preso com mais de 3KG de pasta base de cocaína avaliados em R$ 40 mil
Flagrante foi realizado pelo Serviço de Inteligência do Batalhão de Choque
Influenciadora digital morre ao ser arrastada por enchente em Uberlândia
Algumas pessoas tentaram ajudar o casal, mas o carro foi levado pela força da água
Homem tentou matar esposa por ciúme do filho dela em Dourados
Mulher sofreu agressões e ameaças de morte do marido
Yamandú Orsi é eleito novo presidente do Uruguai
Presidente Lula já parabenizou esquerdista pela vitória nas redes sociais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.