Pular para o conteúdo
Brasil

População indígena no Brasil é mais urbana que rural, mostra Censo 2022

No Centro-Oeste, população rural ainda se sobressai
Agência Brasil -
(Foto: Arquivo Midiamax)

A população indígena no Brasil é mais urbana do que rural. É o que revela o Censo Demográfico 2022. Nesta quinta-feira (19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística () divulgou novo recorte dos dados que envolvem os povos indígenas. Entre eles, há informações sobre a situação e localização de seus domicílios.

De acordo com o Censo Demográfico, 53,97% dos indígenas residentes no Brasil em 2022 viviam em área urbana. Em números absolutos, são 914,75 mil indivíduos. De outro lado, 780,09 mil moravam em área rural, o que representa 46,03% do total.

No Censo Demográfico anterior, realizado em 2010, eram 324,83 mil indígenas em áreas urbanas (36,22%) e 572,08 mil em áreas rurais (63,78%). Entretanto, o IBGE já admitiu que o levantamento de 2022 contou com aperfeiçoamentos no mapeamento de localidades indígenas em todo o país.

Esse é um dos motivos que explica como a população total de indígenas cresceu 88,96% em 12 anos. Conforme divulgado no ano passado, o salto foi de 896.917 em 2010 para 1.694.836 em 2022.

Os novos dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (19) indicam que os aperfeiçoamentos adotados no último levantamento geraram um mapeamento mais aprofundado, sobretudo dos indígenas que residem em área urbana. Entre eles, o salto de 2010 para 2022 foi de 181,6%.

No recorte por regiões, o Sudeste destaca-se pelo maior percentual de população indígena residindo em situação urbana, com 77,25%. Na sequência, aparece o com 62,3%. De outro lado, a população indígena rural se sobressai no Centro-Oeste (62,05%) e no Sul (58,2%). No Norte, há um equilíbrio: metade dos indígenas vive em área urbana e metade em ambiente rural.

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros. O Brasil costuma realizar uma operação censitária a cada dez anos. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias.

Idade e gênero

O novo recorte compartilhado pelo IBGE revela ainda que a população indígena urbana é mais velha do que a população indígena rural. Entre aqueles que residem em locais urbanizados, foi registrada uma idade mediana de 32 anos, três a menos do que os 35 anos da população total do país. Já os indígenas que vivem em áreas rurais integram uma população bem mais jovem. A idade mediana apurada foi de 18 anos.

Outro dado que aparece na nova divulgação envolve o gênero dos residentes indígenas. Em áreas rurais, há predomínio da população masculina. São 105,71 homens para cada 100 mulheres. Nas zonas urbanas, a situação se inverte. São 90,25 homens para cada 100 mulheres, mais próximo da média nacional da população total que é de 91,97 homens para cada 100 mulheres.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celulose abre vaga para comboísta, mecânico e motorista em Ribas do Rio Pardo

China contesta sanções da UE contra Rússia por citar instituições chinesas

O Brasil já era civilizado antes de Cabral? Descubra o caminho que mudou a história que Dakila Pesquisas revela

Apoiadores de Bolsonaro realizam ‘adesivaço’ pedindo ‘Fora Moraes’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

dnit ponte obras de arte

Empresa vai inspecionar ‘obras de arte’ por R$ 14 milhões em MS e outros 11 estados

Últimas Notícias

Cotidiano

Cuidado com o burro: animais voltam a ser flagrados ‘passeando’ por ruas de Campo Grande

Depois do burro fujão capturado pelo CCZ outros dois burros são flagrados em fuga

Emprego e Concurso

JBS abre 183 vagas de emprego para atuar na Capital e interior de MS

As oportunidades são para as cidades de Campo Grande, Naviraí e Sidrolândia

MidiaMAIS

Nas férias, criançada vai poder jogar Xbox sem pagar nada em Museu de Campo Grande

Confira a programação pensada especialmente para os pequenos

Esportes

Pichação na sede do Corinthians exalta Neto e ataca Memphis

Jogador chegou a ser comparado com o craque Neto, apresentador da TV Bandeirantes