Polícia brasileira mata quase o triplo em relação as de outros 15 países do G20 juntas

Brasil registrou 6.393 mortes por policiais em 2023

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem Ilustrativa. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A polícia militar e civil brasileira mata mais do que os agentes de segurança de outros 15 países do G20 somados. O número chega a quase o triplo das outras nações juntas, em levantamento feito pelo UOL.

No ano de 2023, 6.393 pessoas foram vítimas de homicídios policiais no Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano. Em comparação a outros 15 países que compõem o G20, eles juntos registraram 2.267 mortes por policiais no período.

A diferença é ainda maior quando considerado o tamanho das populações, uma vez que o Brasil possui apenas 7% do número de habitantes somados dos outros 15 países. Os agentes de segurança do Brasil, proporcionalmente, matam 36 vezes mais que a média dos policiais dos outros países.

Os países que não entraram no levantamento foram Arábia Saudita, China e Rússia, por não haver dados confiáveis, segundo o UOL. O G20 é um grupo que reúne as maiores economias do planeta, e o Brasil ocupa a 10ª colocação. A União Europeia e a União Africana, que também fazem parte do grupo, não foram consideradas.

Imagem: UOL

Texto: Gustavo Henn

*Com informações do UOL

Conteúdos relacionados