Pular para o conteúdo
Brasil

PGR pede ao STF que declare inconstitucionais artigos do Marco Temporal aprovado pelo Congresso

Pedido ocorre às vésperas do julgamento sobre demarcação de terras indígenas no STF
Agência Estado -
Paulo Gonet (Agência Brasil)

Às vésperas do julgamento sobre a de terras indígenas no Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República Paulo Gonet pediu que a Corte declare inconstitucional uma série de artigos da lei do Marco Temporal – aprovada pelo Congresso no ano passado em reação ao posicionamento do STF sobre o tema.

O parecer foi apresentado nesta quinta-feira, 11, no bojo de uma ação que entrou na pauta da sessão virtual do STF desta semana. Os ministros decidem se vão referendar decisão liminar assinada pelo ministro Edson Fachin, em 2020, que suspendeu um parecer da Advocacia-Geral da União no governo sobre a demarcação de terras indígenas, seguindo, na prática, a lógica do Marco Temporal.

Em sua avaliação, Gonet destaca como o entendimento do STF é no sentido de que norma editada pelo Legislativo em contrariedade à jurisprudência da Corte ‘nasce com inconstitucionalidade e se submete a exame mais rigoroso de compatibilidade com a Constituição’.

“A Corte entende que, nessa hipótese, cabe ao legislador o ônus de demonstrar, argumentativa e fundamentadamente, a necessidade de superação da jurisprudência anterior do Tribunal”, ressaltou.

O procurador analisa os pontos da lei do Marco Temporal, apontando inconstitucionalidades em trechos de artigos e dispositivos – a começar pelo artigo 4º da norma, que resume a tese do Marco.

O dispositivo estabelece que são terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas aquelas que, na data da promulgação da Constituição Federal, eram, ‘simultaneamente habitadas por eles em caráter permanente, usadas para suas atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos costumes e tradições’.

O procurador-geral quer a derrubada quase integral do item, inclusive de uma série de parágrafos desse trecho. Um deles diz que a ausência da comunidade indígena, na promulgação da Constituição, na área a ser demarcada impede o reconhecimento da reserva como tradicionalmente ocupada.

Na avaliação de Gonet, os artigos devem ser anulados vez que disciplinam, sem respaldo em lei complementar, a ocupação, o domínio, a posse e a exploração de terras indígenas e das riquezas nelas presentes.

Para ele, a norma estabelece regras opostas ao entendimento firmado pelo STF, ‘sem justificada razão para a superação dos sólidos fundamentos usados pelo Supremo Tribunal no recente julgado e repercussão geral’.

“A Corte entendeu que a teoria do Marco Temporal ignora a situação dos povos isolados, que têm pouco ou nenhum contato com a sociedade e que, por esse motivo, não podem fazer prova de que ocupavam as terras na data da promulgação da Constituição de 1988”, assinalou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar criança de 2 anos no RJ

Quem é Luiz Flávio de Brito, apresentador de TV que morreu após ser atacado com furadeira

Como o hábito da leitura matinal está ganhando força entre brasileiros e impactando saúde mental e produtividade

cnu concurso unificado

‘Enem dos Concursos’: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do CNU termina hoje 

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Senado prorroga prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira em MS até 2030

Últimas Notícias

Brasil

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro é investigado por crime de coação no curso do processo e obstrução de investigação

Política

Campo Grande adere a ato nacional e terá protesto pela taxação dos super-ricos e fim da escala 6×1

Mato Grosso do Sul deve sediar um dos protestos “Congresso Inimigo do Povo”

Cotidiano

Plantão de multivacinação acontece em shopping da Capital neste fim de semana

Para atualizar a carteira de vacinação, o cidadão deverá apresentar um documento com foto. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada

Trânsito

‘Deixou boas lembranças’: escola homenageia jovem que morreu em acidente na BR-060

Leonardo, de 21 anos, capotou a caminhonete que conduzia na BR-060 nessa segunda-feira (7)