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Brasil

O que se sabe sobre acidente com dois aviões da FAB em Pirassununga

Foi o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de 10 dias
Agência Estado -
(Foto: Rádio Clube São Manuel )

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento em Pirassununga, no interior de , na tarde de sexta-feira, 1º. Não houve vítimas.

Foi o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de 10 dias. Em 22 de outubro, um caça caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de , no Rio Grande do Norte. Na ocasião, também não houve vítimas.

Como os pilotos conseguiram se salvar após o acidente registrado no interior de São Paulo?

Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para uma região desabitada. O piloto conseguiu realizar os procedimentos de ejeção da aeronave e foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB.

Qual o modelo das aeronaves?

São duas aeronaves Embraer T-27 Tucano, modelo que substitui o Cessna T-37 da da Força Aérea (AFA).

O Tucano costuma ser usado em ões de instrução e demonstração aérea, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea

Segundo a FAB, além do Brasil, diversos países utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido à sua excepcional manobrabilidade.

O que estavam fazendo no local?

As duas aeronaves estavam sendo utilizadas no treinamento de cadetes da AFA, uma das principais instituições de formação da FAB e responsável pelo treinamento dos pilotos militares da Aeronáutica.

O que indica a investigação?

Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas

“O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”, informou a FAB em nota.

Sistema de ejeção de aeronaves salva pilotos da FAB pela 2ª vez

O mecanismo que salvou o piloto na sexta-feira, na colisão em Pirassununga, é o mesmo que ajudou a preservar a vida do piloto no acidente aéreo de 22 de outubro, no Rio Grande do Norte.

“O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo”, explicou o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), sobre o mecanismo de ejeção dos aviões.

Essa energia pode ser criada de duas formas:

No sistema explosivo, o piloto aciona um compartimento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima – a cadeira é fixa em um trilho vertical.

No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.

Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas – explosivo e balístico – para garantir a segurança da ejeção, afirma Gama. “A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo.”

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