Número de clientes sem luz na Grande São Paulo após chuvas da quarta-feira cai para 9,9 mil
A chuva acabou causando transtornos em outros municípios
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção em razão das chuvas que caíram na capital na tarde de quarta-feira, 6. Além do registro de transbordamento de córregos e alagamentos de vias, mais de 50 mil clientes da Enel ficaram sem energia, conforme dados da concessionária, em balanço divulgado às 17 horas da quarta-feira. Às 6 horas desta quinta-feira, 7, de acordo com a empresa, o número de afetados caiu para 9,896 mil na capital e 12,887 mil em toda a Grande SP.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas, todas as zonas da cidade, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, chegaram a ficar com risco de alagamentos na quarta-feira. O alerta de atenção se encerrou às 18h30.
A chuva acabou causando transtornos em outros municípios. Em Carapicuíba, uma pessoa tentou atravessar uma via alagada e foi arrastada, informou a Defesa Civil. Segundo o órgão, houve pela vítima, que não foi identificada.
Conforme o Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram presas dentro de um carro, durante um alagamento na Rua Minas Bogasian, em Osasco. As vítimas dispensaram ajuda da corporação e já estariam a caminho de casa, informaram os bombeiros, por volta das 19 horas da quarta-feira.
Por conta das chuvas e dos fortes ventos, a corporação recebeu 11 chamadas para quedas de árvores e 28 chamadas para enchentes na Grande São Paulo, entre 15h50 e 18h50 da quarta-feira. Não houve registro de vítimas dentro dessas ocorrências citadas.
Chuvas causaram alagamentos e transbordamento de riachos
A subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste, chegou a ficar em estado de alerta para transbordamento na quarta-feira. Os córregos Itaim (Av. Marechal Tito) e Lajeado (na Rua Manuel B. de Lima), chegaram a transbordar entre 14h25 e 15h10, segundo o CGE.
A Rua Bartholomeu do Canto, no bairro do Limão, zona norte, ficou alagada por causa da forte chuva da quarta-feira.
A Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes e raios nos bairros da Casa Verde, Santana, Jaçanã e Tucuruvi, na zona norte; e chuva forte nos bairros do Butantã, Pinheiros (zona oeste), além das cidades Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, na Região Metropolitana.
As precipitações são reflexo de uma mistura de ar quente e úmido, que acabaram ganhando força com a entrada de uma brisa marítima.
Previsão para o tempo
Para os próximos dias, o CGE informa que a previsão é de tempo abafado, com sol entre nuvens, e termômetros variando entre 20°C e 26°C.
No entanto, entre a tarde e a noite desta quinta-feira, 7, a aproximação da frente fria pode provocar a ocorrência de chuvas na forma de pancadas de força moderada a forte, com descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h na Grande São Paulo. “Há potencial para formação de alagamentos”, afirma o CGE.
A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta para chuvas de forte intensidade em todo o território paulista para a quinta e a sexta-feira. Na região metropolitana da capital, a previsão é de um acumulado de precipitação “muito alto” – o que significa, nos parâmetros do órgão, acima de 150 mm.
A mesma previsão é feita para as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
Últimas Notícias
Vereadores do PP se reúnem com prefeita para tentar a presidência da Câmara Municipal
Até o momento, disputa pela cadeira da presidência da Mesa Diretora conta com três candidatos
Gaby Amarantos revela como emagreceu 25 kg: ‘Aqui não tem remédio’
Cantora nega que tenha feito uso de medicamentos ou realizado lipoaspiração
Matemática básica, ecologia e moléculas: confira os conteúdos que mais caem no 2º dia do Enem
Segundo dia do Enem acontece no próximo domingo e pode definir o futuro de muitos jovens que terminam o Ensino Médio
Preço da carne está 8,62% mais cara em Campo Grande e não deve cair tão cedo; entenda
Conforme o Dieese, de setembro a outubro, a carne teve alta de 8,62%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.