Pular para o conteúdo
Brasil

Não podemos perder a confiança no sistema de transplantes, diz Nízia

Ministra diz que caso de transmissão de HIV deve ser apurado com rigor
Agência Brasil -
Nísia Trindade, ex-Ministra da Saúde. (Reprodução, Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (29) que o tem trabalhado para o fortalecimento do Sistema Nacional de Transplantes. Segundo ela, o caso de seis pacientes que receberam órgãos infectados por HIV devido à falha no exame de detecção do vírus por um laboratório do indignou a todos.

“Tivemos uma ação conjunta com Conselho Nacional de Justiça para enfrentar um gargalo do sistema, que é a doação de órgãos pelas famílias. Então estamos num caminho de fortalecer o sistema e é fundamental que algo dessa gravidade seja devidamente apurado, investigado com rigor e que a sociedade esteja informada, porque não perder a confiança em nenhuma hipótese num sistema que é reconhecido mundialmente”, disse a ministra, destacando que o caso está sendo investigado pelas polícias Civil e Federal.

A ministra também falou sobre o acordo de cooperação técnica do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a fusão do Hospital dos Servidores do Estado com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UniRio.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Esse será o terceiro dos seis hospitais federais a sair da gestão direta do Ministério da Saúde. O Hospital do Andaraí passou para a administração da prefeitura do Rio de Janeiro e o Hospital de Bonsucesso está sendo gerido pelo Grupo Hospitalar Conceição, uma estatal vinculada ao próprio ministério.

“A ideia é justamente potencializar o Hospital do Servidores, respeitando as excelentes clínicas que existem lá. Os hospitais federais estão atendendo à população, mas com muita precariedade, sem o uso pleno da sua capacidade. E é isso que nós vamos mudar. Então é um trabalho a ser feito com o que há de melhor também hoje nesses hospitais, mas fazendo esse processo de recuperação, de reestruturação, em benefício da Saúde da população”, disse a ministra.

Dengue

Em relação à , que costuma ter aumento de casos no verão, a ministra afirmou que neste momento o governo está focado na prevenção, conscientizando a população a destinar 10 minutos de seus dias para buscar focos de mosquito Aedes argypti, vetor do vírus da dengue, e no uso de tecnologias de controle do inseto, com a liberação de mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia.

Para o ano que vem, está prevista a aplicação de 9 milhões de doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. O Ministério da Saúde ainda fará um diagnóstico para verificar em que municípios fará campanhas de vacinação. “Ainda estamos trabalhando com o Instituto Butantan, aguardando a possibilidade de aprovação de uma nova vacina para aumentar essa oferta [de imunizantes] e ter um plano de vacinação mais amplo”.

Em encontro de ministros da Saúde do G20, no Rio de Janeiro, Nísia afirmou que a dengue se tornou um desafio global com as mudanças climáticas e que hoje a doença já atinge a maioria dos países.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para Trump, mercado ‘está indo muito bem’ no dia seguinte ao anúncio de tarifas recíprocas

suplementar

Apuração da eleição suplementar de Paranhos acontece em Posto de Atendimento Eleitoral

Sesau afirma que não houve omissão de socorro em UPA e reforça sobre aumento na demanda por atendimentos

Batalhão do Choque descobre depósito de drogas e adolescente é apreendido no Jardim Corcovado

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

WhatsApp encerrará suporte para celulares antigos em 2025: Veja se o seu aparelho será afetado

Últimas Notícias

Brasil

Anatel adia por 120 dias análise de pedido da Starlink para colocar mais satélites em órbita

Companhia de Elon Musk já opera 4,4 mil satélites no Brasil

Cotidiano

Prefeitura garante que famílias despejadas no São Jorge da Lagoa irão receber auxílio-aluguel

Ocupação tem 18 famílias em prédio inacabado e que, agora, deve ser retomada pela proprietária, a Construtora Degrau

Mundo

Tarifas dos EUA levarão a contração de 1% do comércio global

Tarifas anunciadas podem causar efeitos negativos no fluxo comercial internacional

Cotidiano

Mais de 43 mil candidatos não conseguiram CNH até fim do prazo estendido pela 6ª vez

Última prorrogação pela pandemia do Covid-19 terminou no dia 31 de março