Pular para o conteúdo
Brasil

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025
Agência Brasil -
Foto: Museu Histórico Nacional

O Histórico Nacional (MHN), na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do , vai ser fechado ao público para obras de modernização do sistema elétrico, a partir desta segunda-feira (9). A previsão é de que a reforma seja concluída em outubro de 2025.

“Ao longo dos próximos meses, vamos divulgar nossos programas e ações de comunicação, educação e pesquisa que vão garantir a sequência dos nossos trabalhos e serviços”, diz texto publicado no site da instituição.

O objetivo, de acordo com a direção da instituição, é implementar um projeto de climatização das áreas de exposição, que proporcionará maior conforto para as pessoas que vão visitá-lo, além de oferecer melhores condições de conservação para as coleções.

Segundo o MHN, a iniciativa vai proporcionar mais segurança, sustentabilidade e eficiência ao Museu Histórico Nacional, garantindo a continuidade e melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos de hoje e às futuras gerações de brasileiros que encontram na instituição um espaço de referência para o reconhecimento e valorização da diversidade, memória e identidade nacionais.

Inauguração

Criado em agosto de 1922, voltado para história do Brasil, o museu ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se em um dos mais importantes museus históricos do país e um centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Abrigou o primeiro curso de Museologia do país, criado em 1932, e que funcionou nas dependências do museu até 1977, tornando-se uma referência para a constituição de outros importantes museus brasileiros.

Outra importante instituição que começou no Museu Histórico Nacional foi a Inspetoria dos Monumentos Nacionais, criada em 1934, que se transformou mais tarde no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Todo o conjunto arquitetônico e as coleções do MHN foram tombados em 2009 pelo Iphan.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Desapega CG, Encontro de Carros Antigos e peças de teatro movimentam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos que são realizados em Campo Grande, neste fim de semana

Cotidiano

Precisa de médico? Confiar a escala da Sesau nesta sexta-feira

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande para esta quinta-feira (17). Assim, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). De manhã, são 59 clínicos gerais para atender adultos e 17 pediatras. Já a equipe plantonista para atendimentos à tarde é de 58 médicos para adultos e 17 para o público infantil. … Continued

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar