Pular para o conteúdo
Brasil

Justiça condena Caiado a ficar 8 anos inelegível e cassa prefeito eleito de Goiânia

Decisão foi tomada na noite desta terça-feira (10), mas cabe recurso
Da Redação -
Caiado (direita) em campanha com Mabel. (Foto: Wildes Barbosa/Divulgação)

O Tribunal Regional eleitoral de (TRE-GO) condenou o governador do estado, Ronaldo Caiado (União) a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político durante o período eleitoral municipal de 2024. A sentença cassou também o registro de Sandro Mabel (União), eleito da cidade de Goiânia, que foi apoiado por Caiado.

A decisão aconteceu na noite da última terça-feira (10) e foi tomada pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, atendendo a um pedido da coligação de Fred Rodrigues (PL), derrotado por Mabel no segundo turno e apoiado pelo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a decisão, Caiado usou o Palácio das Esmeraldas – sede do governo estadual – para fazer dois jantares de apoio a Mabel, no início do segundo turno, o que configura abuso de poder político.

Ambos condenados poderão recorrer da decisão no próprio TRE-GO e, se perderem, ainda podem apelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sentença não tira o mandato como governador do estado de Goiás de Ronaldo Caiado, mas o deixa inelegível até 2032. Caiado tem se apresentado como possível candidato à Presidência em 2026, e se confirmada a condenação, não poderia disputá-la.

Texto: Gustavo Henn

*Com informações do UOL

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

cantor famoso advogado campo grande bbb otavio figueiro

Cantor famoso diz que levaria advogado de Campo Grande para o BBB: ‘é o sonho dele’

Senador do PT é condenado por manobra para não quitar dívida

urutau

Urutau ‘se camufla’ em placa de sinalização e encanta pedestre no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Empresário de Dourados é flagrado com mais de 120 quilos de cocaína na MS-270

Últimas Notícias

Famosos

Circo dos ex-BBBs Edy e Raissa desaba após temporal de MG: ‘Destruição’

Ex-BBBs Edilberto e Raissa comoveram o público ao mostrarem o estado do circo em que trabalham: estrutura caída, lona rasgada e tudo coberto de lama

Brasil

Deputado dá emenda de R$ 1,3 milhão à noiva vereadora para reforma em hospital

Apesar da relação pessoal entre os envolvidos, não há ilegalidade no trâmite

Cotidiano

Trânsito na rotatória do Lago do Amor é liberado após três semanas

A Sisep informou que continua trabalhando no reparo da calçada, meio-fio e guarda-corpo

MidiaMAIS

Beirando 200 kg, Luiz até quebrou cadeira de restaurante, mas perdeu mais da metade e superou os próprios limites

Jovem perdeu 109 kg sem qualquer medicação e hoje motiva as pessoas nas redes sociais