Pular para o conteúdo
Brasil

Governo de SP vai usar ChatGPT para preparar aulas na rede estadual

Atualmente, o material é todo elaborado por professores curriculistas, que são especialistas na área
Agência Estado -
(Foto: Reprodução, ChatGPT)

O governo do Estado de anunciou que utilizará uma ferramenta de inteligência artificial (IA), o ChatGPT, para produzir parte das aulas voltadas a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública paulista. Atualmente, o material é todo elaborado por professores curriculistas, que são especialistas na área.

A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão. Em nota, a Secretaria da do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que, por ora, trata-se de um “-piloto”. A pasta também negou que exista qualquer possibilidade de excluir professores do processo de produção das aulas.

“Esse processo de fluxo editorial ainda será testado e passará por todas as etapas de validação para que seja avaliada a possível implementação. Nele, as aulas que já foram produzidas por um professor curriculista e já estão em uso na rede são aprimoradas pela IA com a inserção de novas propostas de atividades, exemplos de aplicação prática do conhecimento e informações adicionais que enriqueçam as explicações de conceitos-chave de cada aula”, declarou a Seduc à reportagem.

Erros de informação

Apesar de estar cada vez mais difundida, a tecnologia de IA não está imune a erros; ao contrário, é bastante comum que ferramentas como o ChatGPT e outras apresentem informações erradas ou distorcidas.

De acordo com a secretaria, todo o material criado por meio de IA passará por revisão de profissionais de educação. “Esse conteúdo será avaliado e editado por professores curriculistas em duas etapas diferentes, além de passar por revisão de direitos autorais e intervenções de design”, declarou a secretaria.

“Por fim, se essa aula estiver de acordo com os padrões pedagógicos, será ofertada como versão atualizada das aulas feitas em 2023.” Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 90 professores curriculistas.

Projeto polêmico

Em agosto do ano passado, o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, sugeriu que a rede estadual abandonasse os livros didáticos do Ministério da Educação (MEC) para adotar somente apresentações digitais. “A aula é uma grande TV, que passa os slides em Power Point, alunos com papel e caneta, anotando e fazendo exercícios. O livro tradicional, ele sai”, disse ele ao Estadão.

Semanas depois, com a repercussão negativa da decisão, Feder recuou e a pasta enviou ofício ao MEC pedindo que São Paulo voltasse a fazer parte do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Durante uma live em 17 de agosto, o secretário afirmou que “conversou com a rede, escutou os profissionais da educação, especialistas, professores, alunos”. “A gente decidiu que para enriquecer a nossa , para dar uma possibilidade adicional aos nossos professores, que a gente vai fazer a adesão integral ao PNLD”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Camila Queiroz está à espera do primeiro filho com Klebber Toledo: ‘Amor’

“Mais afetados são os que bancaram as manifestações nos quartéis”, diz Zeca sobre taxação americana

Refis deve arrecadar até R$ 30 milhões, estima prefeitura de Campo Grande

construção

Empresa de engenharia oferta diversas vagas na área de construção civil em MS; confira

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

Cocaína com etiqueta de grife famosa é apreendida e três são presos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Tentativa de retirada tornozeleira de empresário envolvido em desvios no HRMS é adiado

O julgamento do habeas corpus do empresário Lucas Coutinho, implicado na Operação Turn Off, consta como adiado pela Justiça, após pedido da parte e deferimento do relator, desembargador Emerson Cafure. O julgamento estava marcado para o dia 26 de junho, mas acabou retirado da pauta. Coutinho usa tornozeleira desde meados de maio, quando a Justiça … Continued

Brasil

Lula posta foto com boné ‘O Brasil é dos brasileiros’ após anúncio de ‘tarifaço’ de Trump

Os adereços com frases se transformaram em instrumentos de provocação entre parlamentares

Emprego e Concurso

Com cursos e palestras gratuitas, Sejuv promove semana especial sobre tecnologia e inovação

Inscrições para os cursos de internet e tecnologia são gratuitas e devem ser feitas online

Brasil

Influencer com mais de 1,5 milhão de seguidores é presa ao deixar filho com fezes de cachorro

Gabriele Santos Silva também aplicava golpes por site de vendas de tênis