Pular para o conteúdo
Brasil

Equipes de resgate iniciam remoção de corpos em acidente aéreo em Gramado

São 10 mortos: um empresário de SP e nove familiares
Schimene Weber -
Corpos estão sendo retirados do local com dificuldade (Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS)

As equipes de resgate deram início, neste domingo (22), à remoção dos corpos das dez vítimas do acidente aéreo ocorrido na Serra Gaúcha, mais precisamente em Gramado. A aeronave, que partiu de Canela, cidade vizinha, caiu poucos minutos após a decolagem, atingindo diversos imóveis no caminho.

De acordo com informações preliminares, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, uma residência, uma pousada e uma loja de móveis, antes de se precipitar. Em solo, pelo menos 17 pessoas que estavam nas construções atingidas precisaram ser socorridas e encaminhadas a unidades de saúde.

A Polícia Civil identificou os corpos como sendo do empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares seus: a esposa, três filhas, a sogra, a irmã, o cunhado e duas crianças. Os nomes das demais vítimas ainda não foram divulgados.

A empresa Galeazzi & Associados, fundada pelo pai de Luiz Cláudio, Cláudio Galeazzi, confirmou também a morte de Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da companhia. No entanto, a empresa não esclareceu se Bruno era cunhado do empresário.

Dificuldade para remoção dos corpos

O processo de remoção dos corpos foi dificultado pela estrutura do prédio atingido. Para acessar a área do acidente e retirar os corpos, foi necessária a utilização de uma retroescavadeira para derrubar parte da fachada da loja que havia sido destruída pelo impacto.

Até o momento, ao menos três corpos já foram retirados do local e encaminhados para o Instituto Geral de Perícias (IGP). A partir daí, seguirão para identificação formal, com a realização de exames de DNA, como explicou o comandante dos Bombeiros da Região da Serra, coronel Mauricio Ferro: “Após a liberação da perícia, os corpos encontrados na edificação vão passar por análise de DNA, para garantir que todas as vítimas estavam realmente na aeronave e descartar a possibilidade de vítimas adicionais, entre os frequentadores da loja ou da pousada atingidas.”

Informações gerais

Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, CEO da Galeazzi & Associados, era o proprietário do avião e estava na cabine de pilotagem no momento do acidente. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o empresário tinha vasta experiência na área de reestruturação e gestão de crises, tanto no Brasil quanto no exterior. A empresa foi fundada pelo seu pai, Cláudio Galeazzi, que faleceu de câncer em março de 2023.

A tragédia também remonta uma história pessoal de perdas para a família Galeazzi. Em 2010, Luiz Cláudio perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, que faleceu em um acidente aéreo, também em solo paulista, na queda de um avião bimotor em Sorocaba, interior de .

A Polícia Civil segue investigando as causas da queda da aeronave, enquanto as autoridades aguardam a conclusão dos procedimentos periciais.

Entenda o acidente

Avião de pequeno porte caiu por volta das 9h30 na Avenida das Hortênsias, no centro da cidade de Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). A cidade turística é conhecida por receber milhares de turistas nesta época do ano devido à proximidade do Natal.

Diversas imagens foram publicadas nas redes sociais e mostram que o céu na cidade está encoberto e bastante chuvoso. 

A Globo News afirma que 10 pessoas estariam na aeronave. Com a queda, o avião atingiu lojas e casas da região e, segundo testemunhas, também uma pousada.

Equipes do , da Brigada Militar e da Polícia Civil estão no local, realizam os primeiros atendimentos e investigam as circunstâncias do acidente. Autoridades locais falam em “vários feridos” e que há mortos.

Moradores da região relatam nas redes sociais que, a dois 2km do local da colisão, sentiram o chão vibrar. “Na hora achei que seria vendaval que estava vindo, e o barulho também parecia”, disse uma moradora.

*Com informações do G1

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos