Equipes de resgate iniciam remoção de corpos em acidente aéreo em Gramado

São 10 mortos: um empresário de SP e nove familiares

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Corpos estão sendo retirados do local com dificuldade (Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS)

As equipes de resgate deram início, neste domingo (22), à remoção dos corpos das dez vítimas do acidente aéreo ocorrido na Serra Gaúcha, mais precisamente em Gramado. A aeronave, que partiu de Canela, cidade vizinha, caiu poucos minutos após a decolagem, atingindo diversos imóveis no caminho.

De acordo com informações preliminares, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, uma residência, uma pousada e uma loja de móveis, antes de se precipitar. Em solo, pelo menos 17 pessoas que estavam nas construções atingidas precisaram ser socorridas e encaminhadas a unidades de saúde.

A Polícia Civil identificou os corpos como sendo do empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares seus: a esposa, três filhas, a sogra, a irmã, o cunhado e duas crianças. Os nomes das demais vítimas ainda não foram divulgados.

A empresa Galeazzi & Associados, fundada pelo pai de Luiz Cláudio, Cláudio Galeazzi, confirmou também a morte de Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da companhia. No entanto, a empresa não esclareceu se Bruno era cunhado do empresário.

Dificuldade para remoção dos corpos

O processo de remoção dos corpos foi dificultado pela estrutura do prédio atingido. Para acessar a área do acidente e retirar os corpos, foi necessária a utilização de uma retroescavadeira para derrubar parte da fachada da loja que havia sido destruída pelo impacto.

Até o momento, ao menos três corpos já foram retirados do local e encaminhados para o Instituto Geral de Perícias (IGP). A partir daí, seguirão para identificação formal, com a realização de exames de DNA, como explicou o comandante dos Bombeiros da Região da Serra, coronel Mauricio Ferro: “Após a liberação da perícia, os corpos encontrados na edificação vão passar por análise de DNA, para garantir que todas as vítimas estavam realmente na aeronave e descartar a possibilidade de vítimas adicionais, entre os frequentadores da loja ou da pousada atingidas.”

Informações gerais

Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, CEO da Galeazzi & Associados, era o proprietário do avião e estava na cabine de pilotagem no momento do acidente. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o empresário tinha vasta experiência na área de reestruturação e gestão de crises, tanto no Brasil quanto no exterior. A empresa foi fundada pelo seu pai, Cláudio Galeazzi, que faleceu de câncer em março de 2023.

A tragédia também remonta uma história pessoal de perdas para a família Galeazzi. Em 2010, Luiz Cláudio perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, que faleceu em um acidente aéreo, também em solo paulista, na queda de um avião bimotor em Sorocaba, interior de São Paulo.

A Polícia Civil segue investigando as causas da queda da aeronave, enquanto as autoridades aguardam a conclusão dos procedimentos periciais.

Entenda o acidente

Avião de pequeno porte caiu por volta das 9h30 na Avenida das Hortênsias, no centro da cidade de Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). A cidade turística é conhecida por receber milhares de turistas nesta época do ano devido à proximidade do Natal.

Diversas imagens foram publicadas nas redes sociais e mostram que o céu na cidade está encoberto e bastante chuvoso. 

A Globo News afirma que 10 pessoas estariam na aeronave. Com a queda, o avião atingiu lojas e casas da região e, segundo testemunhas, também uma pousada.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Civil estão no local, realizam os primeiros atendimentos e investigam as circunstâncias do acidente. Autoridades locais falam em “vários feridos” e que há mortos.

Moradores da região relatam nas redes sociais que, a dois 2km do local da colisão, sentiram o chão vibrar. “Na hora achei que seria vendaval que estava vindo, e o barulho também parecia”, disse uma moradora.

*Com informações do G1

Conteúdos relacionados

crianças empresário