Pular para o conteúdo
Brasil

Divisão antiatentado do DF prende homem que ameaçou em rede social atacar Brasília

Operação começou já no sábado, 28
Agência Estado - Publicado em
Compartilhar
Momento em que ocorreu a prisão (divulgação)

A Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), criada do final de novembro em resposta ao atentado na Praça dos Três Poderes, realizou sua primeira prisão neste domingo, 29. A operação deste fim de semana deteve um homem que anunciou em perfil pessoal nas redes sociais que iria a Brasília realizar ataques violentos.

Segundo informações da Polícia Civil, a operação começou já no sábado, 28, após o recebimento de uma denúncia anônima apontando que esse homem, de 30 anos e morador de Fortaleza (CE), fez publicações nas redes sociais anunciando intenções violentas na capital federal.

Nas postagens, ele escreveu que, para o que pretendia, seria necessário que as autoridades aumentassem a segurança de Brasília “em 100 vezes” e iria “terminar a missão” para então partir para “os céus”.

A polícia passou a monitorar as redes sociais do suspeito até prendê-lo, neste domingo. Ele foi encontrado na Bahia pegando carona em um caminhão que seguia rumo à capital federal, em uma operação que contou com o suporte estratégico da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil do Distrito Federal.

O preso agora está sob custódia e à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam. A reportagem não localizou advogados ou representantes do suspeito.

Essa é a quarta investigação conduzida pela Divisão de Combate ao Extremismo Violento da PCDF em pouco menos de um mês de trabalho e a primeira prisão efetuada. O grupo foi criado por decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no dia 21 de novembro, em resposta ao ataque realizado oito dias antes por Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, na frente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Depois de lançar bombas contra a sede do Poder Judiciário, Francisco Luiz acabou morrendo após acionar um dos próprios explosivos. O autor do ataque anunciou suas intenções violentas em publicações em seu perfil nas redes sociais e, horas antes, visitou a Câmara dos Deputados. Ele também deixou bombas em um carro estacionado em um dos anexos da Casa.

“Temos que aperfeiçoar nossos instrumentos de segurança diante desse novo momento de radicalismo”, disse o governador ao Estadão, neste domingo.

Um outro incidente ocorrido neste sábado, 28, chamou a atenção em Brasília. Um homem passou pelo Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PMDF) dizendo que estava com explosivos e ameaçando detoná-los contra as sedes do Comando da PM e da Polícia Federal (PF). Ele foi preso. Não foram encontrados explosivos nem com o suspeito nem no carro que ele usava.

Policiais que acompanharam o caso afirmam que o homem aparentava estar em surto psicótico e, por isso, foi encaminhado a um hospital psiquiátrico. As autoridades descartam relação entre os dois casos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)