Na segunda-feira (11), comitiva do Governo Federal deve visitar Curralinhos, na Ilha de Marajó (PA), quando ocorre assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para editais de instalação de tecnologias de acesso à água na região. Os investimentos chegam a R$ 150 milhões.

Segundo detalhado pelo Governo, serão beneficiadas 4.625 famílias rurais de baixa renda. A ideia é atender populações que vivem em unidades de conservação de uso sustentável.

São unidades como florestas nacionais e reservas extrativistas, além de comunidades remanescentes de quilombos e projetos de assentamento agroextrativistas, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

Assim, as entidades selecionadas por meio do edital irão coordenar a implantação de tecnologias sociais de acesso à água por instituições previamente credenciadas no Programa Cisternas do MDS.

Com isso, moradores das áreas atendidas poderão captar e armazenar água da chuva, a ser filtrada para consumo próprio e usada para produção de alimentos por meio de atividades produtivas sustentáveis.

Devem participar da visita representantes dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Direitos Humanos e da Cidadania, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.