Brasil firma acordos de cooperação Agropecuária com Japão, Portugal e Azerbaijão
São acordos de cooperação agrícola, agroalimentar, pecuária e saúde animal
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Brasil firmou acordos de cooperação agrícola, agroalimentar, pecuária e saúde animal com Japão, Portugal e Azerbaijão. Os memorandos de entendimento foram assinados pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante reuniões bilaterais com os ministros dos demais países, em paralelo aos encontros do grupo de trabalho da Agricultura do G20 Brasil.
O pacto com o Japão prevê o fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura. De acordo com o Ministério da Agricultura, o acordo objetiva a expansão das relações comerciais entre os países, o fornecimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis. “Temos grandes oportunidades na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, disse Favaro em reunião com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto.
Com Portugal, o Brasil firmou acordo voltado a produtos agroalimentares com foco na regulação do controle de segurança e qualidade dos produtos alimentícios e na cooperação institucional e técnica entre os dois países. “Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, afirmou Fávaro, ao ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes. No encontro, o Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.
Já o memorando de entendimento firmado entre Brasil e Azerbaijão é direcionado à cooperação em pecuária e saúde animal. A cooperação envolve o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças, segundo o Ministério da Agricultura. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro ao ministro da Agricultura do Azerbaijão, Magnum Mammadov. O Azerbaijão também discutiu parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
Últimas Notícias
Após destituir Cezário, Federação de Futebol convoca eleições para presidência
Presidente eleito deve assumir no dia 25 de novembro e completar o atual mandato, válido até 2027
Alems aprova projeto que estabelece regras para Black Friday
A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta quarta-feira (9) quatro projetos de lei, no Plenário Deputado Júlio Maia. Entre os projetos aprovados, está o Projeto de Lei 051/2024, do deputado Junior Mochi (MDB), que estabelece regras claras para a participação de estabelecimentos comerciais durante eventos de promoção, como a Black Friday.…
A Importância da Pesquisa de Mídia e Mercado na Construção de Campanhas Publicitárias Eficazes: A Trajetória de Thais Grinberg na Publicidade
No cenário altamente competitivo da publicidade moderna, criar campanhas de sucesso exige muito mais do que apenas ideias criativas e execuções visuais impactantes. As campanhas publicitárias que realmente se destacam e atingem seus objetivos vão além da estética e do impacto inicial; elas são fundamentadas em uma compreensão profunda do público-alvo e na escolha estratégica…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.