Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

OMS convocou reunião sobre o tema para a próxima sexta-feira
Agência Brasil -
mpox monkey pox
Monkey Pox (Agência Brasil)

O registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país.

A maioria das infecções se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos (751 casos), seguida pelos grupos de 18 a 29 anos (496 casos) e de 40 a 49 anos (275 casos). Os homens respondem por 81% dos casos confirmados, sendo que 70% declararam ter relações sexuais com homens.

Outro recorte divulgado pelo painel de monitoramento do ministério é o de raça e cor. Os dados mostram que 46% dos casos de mpox no Brasil se concentram entre brancos; 29%, entre pardos; e 11%, entre pretos.

O Sudeste lidera o ranking de regiões com mais infecções, com 1.269 casos. Em seguida estão (137), Centro-Oeste (97), Norte (712) e Sul (61). Entre os estados, e Rio de Janeiro aparecem na frente, com 866 e 320 casos, respectivamente.

Emergência global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo. Em agosto, o mesmo comitê declarou a doença como emergência em saúde pública de importância internacional.

Dados da entidade revelam que, de 1º de janeiro de 2022 a 30 de setembro deste ano, 109.699 casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, além de 236 mortes. Pelo menos 123 países reportaram casos da doença.

O continente africano responde pela maior parte das infecções – 11.148 casos confirmados entre 1º de janeiro a 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A África contabiliza também 53 mortes confirmadas por mpox e 1.081 óbitos suspeitos.

A República Democrática do Congo segue liderando o ranking, com 8.662 casos confirmados, 39.501 casos suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 óbitos suspeitos pela doença. Em seguida aparecem Burundi, com 1.726 casos confirmados, e Uganda, com 359 casos confirmados.

Nova variante

Segundo a OMS, três novos países confirmaram casos importados da variante 1b: , Zâmbia e Zimbábue. Além disso, pela primeira vez, a transmissão local da nova variante foi detectada fora da África – no Reino Unido, três pessoas foram infectadas por um viajante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criança de 3 anos é encontrada com cicatrizes e ferimentos no corpo e mãe acaba presa em MS

A Força Aérea Brasileira tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior

pedagio

[ BASTIDORES ] Pedágio sobe e duplicação cai…

Ciclista atingido por carreta foi arrastado por 100 metros em rodovia

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Vox Veritatis

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre atropelado em cruzamento e motorista foge sem prestar socorro em MS

Homem chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Le Blog Maria Antonia

Diretora brasileira Marianna Brennand é premiada em Cannes; conheça sua trajetória

A cineasta brasileira Mariana Brennand recebeu o prêmio de Talento Emergente no Women in Motion Awards, no Festival de Cannes, neste domingo (18), e posou ao lado da atriz Nicole Kidman, também homenageada. Promovida pela holding francesa Kering, a premiação destaca mulheres que elevam o perfil feminino no cinema por meio de suas escolhas, trajetórias … Continued

Cotidiano

Com sol entre nuvens, quinta-feira será de tempo seco e quente em MS

Máxima deve alcançar os 33°C, com destaque para a região sudoeste e pantaneira

Polícia

Moradora de Dourados compra ar-condicionado pela internet e recebe triturador de alhos

Vítima tentou entrar em contato o site de venda, mas a página estava fora do ar