Pular para o conteúdo
Brasil

Vinho proveniente do trabalho escravo não pode ser usado na missa, alerta CNBB

"A Igreja tem a responsabilidade de zelar pelo tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas", diz bispo
Evelin Cáceres -
Dom Joel Portella Amado

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do ) divulgou nesta semana nota sobre o zelo pelo tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas. “Qualquer tipo de trabalho em condições que ferem o respeito pela dignidade humana não pode ser aprovado”, diz o texto divulgado.

A nota diz, ainda, que no Brasil existem diversas vinícolas que oferecem vinho canônico. Desse modo, a Conferência recomenda que “se busquem, para a celebração da missa, vinhos de proveniência sobre as quais não existam dúvidas a respeito dos critérios éticos na sua produção”.

Confira a nota na íntegra:

VINHO CANÔNICO
Quem ama a Deus
ame também o seu irmão (1 Jo 4,21)

, 28 de fevereiro de 2023

A Igreja tem a responsabilidade de zelar pelo tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas. A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia, promoveu encontros com cerca de 15 vinícolas a respeito das caraterísticas de tal vinho.

Qualquer tipo de trabalho em condições que ferem o respeito pela dignidade humana não pode ser aprovado. Todas as denúncias devem ser investigadas nos termos da lei.

No Brasil existem diversas vinícolas que oferecem vinho canônico. Desse modo, é recomendável que se busquem, para a celebração da missa, vinhos de proveniência sobre as quais não existam dúvidas a respeito dos critérios éticos na sua produção.

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do (RJ)
Secretário-Geral da CNBB
“.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

lula lei

Lei que entrou na Câmara no 1º mandato de Lula entra em vigor após 19 anos

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

Mamãe onça e filhotes surpreendem turistas a caminho de pesca no Pantanal 

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Márcio de Camillo homenageia Geraldo Roca em show gratuito em Dourados neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Até 11h, 500 doses já haviam sido aplicadas; expectativa é vacinar mil pessoas até o fim do dia

Cotidiano

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Prefeita de Campo Grande disse que o município toca oito obras, algumas delas paradas há quase duas décadas

Cotidiano

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Ainda há ingresso disponíveis para quem quiser adquiri o sobá e colaborar com a participação da equipe sul-mato-grossense na Superliga de Futsal

Famosos

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Enquanto caminhava por uma calçada de Copacabana, Rebecca foi surpreendida por um ferro que despencou do alto de um prédio; saiba detalhes