Pular para o conteúdo
Brasil

Supremo Tribunal Federal lança livro e documentário sobre ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, nesta quarta-feira (30), o livro e o documentário “Democracia Inabalada” sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Os lançamentos mostram imagens inéditas das equipes de segurança para combater os invasores que depredaram a sede do tribunal e depoimentos dos ministros sobre os ataques. Os ministros relataram suas impressões … Continued
Agência Brasil -
Brasília, (DF) – 30-08-2023 - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, lança livro e documentário sobre os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Foto Valter Campanato/EBC.

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, nesta quarta-feira (30), o livro e o “Democracia Inabalada” sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Os lançamentos mostram imagens inéditas das equipes de segurança para combater os invasores que depredaram a sede do tribunal e depoimentos dos ministros sobre os ataques.

Os ministros relataram suas impressões ao tomarem conhecimento dos ataques e as medidas tomadas para garantir a punição dos envolvidos. Servidores que atuaram na segurança das instalações contam como agiram ao perceberem que o prédio estava sendo invadido. Funcionários terceirizados também contaram como foi feito o trabalho para limpar os destroços encontrados no dia seguinte aos ataques.

A prévia do documentário foi exibida nesta noite aos ministros da Corte. O será exibido no dia 3 de setembro, às 22h, pela TV Justiça.

A sede do Supremo é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contém obras de arte produzidas pelo artista plástico Alfredo Ceschiatti e painéis de Athos Bulcão.

Durante os ataques, os vidros da fachada da sede foram quebrados e pichados. O plenário foi totalmente destruído e cadeiras, bancadas, obras de arte, sistemas de segurança eletrônica e de incêndio foram depredados pelos criminosos.

A maior parte da reforma do plenário foi concluída no dia 1° de fevereiro, quando os ministros abriram a primeira sessão de julgamento após a depredação.

De acordo com levantamento feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), a depredação do STF causou prejuízo de cerca de R$ 11 milhões.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maria de Fátima se impressiona com Afonso: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 05/04/2025

Jô agride Sebastian em defesa de Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 05/04/2025

Ulisses descobre gravidez de Iolanda: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 05/04/2025

inss

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é presa após tentar esfaquear companheiro durante discussão

Polícia militar foi acionada e flagrou a suspeita com uma faca na mão, ameaçando o marido em via pública

Cotidiano

Semana termina com temperatura mais amena e previsão de chuvas intensas

Inmet emitiu alerta de chuvas intensas em 8 cidades de Mato Grosso do Sul

Sérgio Cruz - O dia na história

2016 – Morre Waldomiro Gonçalves, ex-presidente da Assembleia Legislativa

Nasceu em Cassilândia, em 1935, e morreu em Campo Grande

Charge

Esquentadinho