Pular para o conteúdo
Brasil

STJ mantém anulação de júri que condenou quatro acusados do caso da Boate Kiss

Ministros apontaram ilegalidades processuais durante julgamento
Agência Brasil -
boate kiss
Tragédia na Kiss vitimou mais de 200 jovens em 2013 (Fotos: Reprodução e Agência Brasil)

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta terça-feira (5), manter a anulação das condenações de quatro acusados pelo incêndio na Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no , e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Por 4 ​votos a 1, a maioria dos ministros entendeu que houve ilegalidades processuais durante a sessão do e manteve a decisão da Justiça de , que anulou as penas. 

Com a decisão, continuam anuladas as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.

O colegiado julgou Por 4 votos a 1, STJ manteve anulação das penas de 4 acusados pelo incêndio na boate, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013. Recurso contra a decisão foi do Ministério Público gaúcho.e determinou a soltura dos acusados.

Em agosto do ano passado, a 1ª Câmara Criminal do TPor 4 votos a 1, STJ manteve anulação das penas de 4 acusados pelo incêndio na boate, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013. Recurso contra a decisão foi do Ministério Público gaúcho.ribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aceitou recurso protocolado pela defesa dos acusados e reconheceu nulidades processuais ocorridas durante sessão do Tribunal do Júri de Porto Alegre, realizada em dezembro de 2021.

O caso começou a ser julgado no STJ em junho, mas foi interrompido após o ministro Rogério Schietti votar pela prisão imediata dos quatro condenados.

Na sessão desta tarde, os ministros Antonio Saldanha, Sebastião Reis, Jesuíno Rissato e Laurita Vaz abriram divergência e votaram pela manutenção da anulação.

Defesa

No STJ, os advogados dos quatro acusados reafirmaram que o júri foi repleto de nulidades e defenderam a manutenção da decisão que anulou as condenações.

Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casa de Oruam é alvo de operação, rapper foge e desafia polícia: ‘Vem me pegar’

TCE-MS divulgou lista de feriadões de 2025 nesta sexta-feira (Arquivo)

Refis do TCE-MS é sancionado com descontos de até 75% em juros e multas

Extrema direita ganha espaço na política japonesa

Oruam será indiciado por ligação com o CV após impedir mandado de busca, segundo PCRJ

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Justiça cassa delegação de cartório de ex-deputado de MS pela segunda vez

Últimas Notícias

Polícia

Justiça condena dupla que lavou dinheiro do tráfico em Paranaíba

Réus faziam transferências do mesmo valor e usando terceiros para ocultar origem do dinheiro

Transparência

Reforma da UPA Vila Almeida deve ficar pronta nos próximos meses

A Prefeitura prorrogou o contrato com a empresa responsável pela reforma

Economia

Preço do boi cai, mas redução não chega ao consumidor final após suspensão de exportação de MS aos EUA

Sindicato destaca a redução de aproximadamente 5% nos preços de compra de boi

Brasil

Caso Nicolly: adolescentes suspeitos que confessaram crime serão internados por 45 dias

Jovem de 15 anos foi brutalmente assassinada em São Paulo