Pular para o conteúdo
Brasil

Silvio Almeida se recusa a receber de Girão e Damares réplicas de feto em sessão no Senado

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi aplaudido de pé durante uma sessão no Senado Federal na manhã desta quinta-feira, 27, quando se recusou a receber dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) a suposta réplica de um feto. “Não quero receber isso, por um motivo muito simples. Eu … Continued
Agência Estado -
(Foto: Agência Senado)

O ministro dos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi aplaudido de pé durante uma sessão no Senado Federal na manhã desta quinta-feira, 27, quando se recusou a receber dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e (Republicanos-DF) a suposta réplica de um feto.

“Não quero receber isso, por um motivo muito simples. Eu vou ser pai agora e sei muito bem o que significa isso. Isso, pra mim, é uma performance que eu repudio profundamente”, disse o ministro, enquanto Girão se aproximava com o boneco em mãos. “Isso, com todo o respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério no País.”

“Em nome da minha filha que vai nascer, eu me recuso a receber isso”, completou Almeida, batendo na mesa. Nesse momento, as pessoas presentes na sessão levantaram para aplaudir o ministro, que completou dirigindo-se a Girão: “Senador, com todo o respeito, respeitando o seu cargo, eu não vou aceitar esse tipo de coisa. Eu sou um homem sério, e acredito que o senhor também seja. Esse tipo de performance aqui não é o que condiz com a minha maneira de ver a política.”

O embate entre Almeida e Girão ocorreu durante a sessão em que o ministro apresentava à Comissão de Direitos Humanos do Senado as prioridades da pasta para os próximos anos. “Já que a gente entrou na questão da dignidade humana, vou materializar a entrega dessa ‘criança’ com 11 semanas de gestão”, disse o senador, antes de se levantar da cadeira.

Momentos antes, a senadora Damares Alves disse que havia levado um “presentinho” para o ministro: “A gente vai entregar para o senhor, com muito carinho, porque às vezes as pessoas não entendem o que a gente está fazendo. Não estamos querendo apenas que a criança viva tenha direitos garantidos, mas também a criança por nascer. Eu vou deixar com o senhor um bebezinho de 12 semanas, se o senhor puder levar com carinho, ministro, e a gente entender que é isso que a gente queria fazer”.

Após a fala de Almeida, Girão pediu desculpas ao ministro pelo episódio: “Isso não é brincadeira, isso é seriedade. Eu só quero fazer um contraponto muito respeitoso ao ministro, dizendo que não foi brincadeira, isso é algo seríssimo. Eu deixei na mesa desta comissão, entreguei a ministros do Supremo, entreguei a alguns outros ministros que receberam e eu respeito que o senhor não quis receber”.

Nas redes sociais, a primeira-dama Janja da Silva apoiou a fala do ministro durante a sessão e escreveu: “Você é gigante, eles são um nada, a mais fiel representação da mediocridade. Sinta meu abraço fraterno”.

O ministro Flávio Dino, da Justiça e da Segurança Pública, também comentou a sessão em suas redes, criticando a forma como o aborto foi tratado pelo senador Girão: “A direita brasileira não consegue, no atual momento, produzir líderes sérios, que façam o debate político com conteúdo e decoro? Por que tanta baixaria, mentiras, agressões, performances de mau gosto?”, questionou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois homens são esfaqueados em briga com ameaças em Anastácio

Funesp revoga autorização e entidades de esporte devem deixar o Guanandizão

VÍDEO: Motociclista tem moto apreendida e questiona ‘vista grossa’ para pneus carecas de caminhão guincho

Novo Minha Casa Minha Vida deve aquecer venda de imóveis de até R$ 500 mil em MS; veja simulação

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

salario

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

Últimas Notícias

Sem Categoria

Comissão Europeia aprova plano de € 1,5 bi da Polônia para resseguro de risco com Ucrânia

Plano é para facilitar fluxos comerciais entre os países

Polícia

Polícia encontra kit de rádio amador quando investigava maus tratos no Taveirópolis

O local estava abandonado pelo suspeito, um homem que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

MidiaMAIS

Depois de ouvir do marido que era feia, ela se curou por meio das fotos e hoje ajuda mais mulheres

Erika teve a autoestima destruída pelo próprio companheiro e só recuperou o amor próprio através da fotografia

Cotidiano

Verticalização do Parque dos Poderes causaria de morte de aves a enchentes e caos no trânsito

Audiência pública discutiu construção de prédios na região do entorno do Parque Estadual do Prosa