Pular para o conteúdo
Brasil

Shein e Shopee: Estados decidem unificar ICMS sobre compras em sites estrangeiros em 17%

Os Estados decidiram unificar em 17% a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre compras feitas em plataformas estrangeiras de comércio eletrônico, como Shein, Shopee e AliExpress. “Tem Estado que hoje cobra 31% de alíquota especial”, afirma André Horta, diretor institucional do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados … Continued
Agência Estado -
crédito mei
(Agência Brasil)

Os Estados decidiram unificar em 17% a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços () sobre compras feitas em plataformas estrangeiras de comércio eletrônico, como Shein, Shopee e AliExpress.

“Tem Estado que hoje cobra 31% de alíquota especial”, afirma André Horta, diretor institucional do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz). Ele explica que, caso fosse adotada a média nacional, de 24%, seria necessário cumprir a chamada anterioridade — esperar o ano seguinte para mudar a tributação. Por isso, o conselho decidiu adotar a menor alíquota praticada hoje pelos Estados, de 17%.

O acordo foi selado em reunião do Comsefaz na terça-feira, 30, e terá de ser homologado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Ainda não há prazo para que a medida entre em vigor.

Como revelou o Estadão, os Estados negociaram com a a inclusão do valor do ICMS na mesma guia de declaração simplificada que o governo federal para a taxação de compras feitas em e-commerces estrangeiros. Com o acordo, os Estados poderão fazer parte do plano de conformidade para a tributação dos produtos vindos do exterior, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em entrevista ao Estadão no final de abril, Haddad disse que o Ministério da Fazenda vai adotar um modelo de cobrança que permitirá o desconto do imposto na hora da compra dos produtos, para garantir uma concorrência justa com as empresas de varejo instaladas no mercado interno brasileiro.

Segundo o ministro, é assim que funciona nos e na Europa, onde todos os impostos devidos estão incluídos no preço. O programa de conformidade é optativo e será oferecido aos sites, os chamados marketplaces (mercado online com vários fornecedores), e às transportadoras.

Recuo

Depois do recuo do governo em acabar com a isenção das compras feitas pelo e-commerce internacional feitas de pessoa física para a pessoa física até US$ 50, os grandes varejistas nacionais criticaram a medida e pediram tratamento justo.

O recuo foi uma decisão do presidente Lula, que cobrou do Ministério da Fazenda uma alternativa após a repercussão negativa do anúncio do fim da isenção pela Receita. A orientação de Lula a Haddad foi que fossem adotadas medidas administrativas

Haddad conta com o cerco às fraudes nas compras internacionais para aumentar a arrecadação do governo, necessária para botar de pé o novo arcabouço fiscal — nova regra de controle das contas públicas, que agora tramita no Senado Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Final do Campeonato Estadual acontece neste domingo entre Operário e Ivinhema

Etapa do Sul-Mato-Grossense de Judô acontece neste sábado em Três Lagoas

vidro

Irado, homem quebra vidro de balcão de atendimento e fere enfermeira com estilhaços

Grávida, Bia Miranda defende uso de maconha durante gestação: ‘Ajuda’

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Nas últimas 12 horas, 7 foram presos por tráfico de drogas em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

57% dos vacinados contra dengue em Campo Grande ainda não receberam 2ª dose

A Sesau garantiu que haverá vacinas disponíveis para o público de 4 a 59 anos que deve receber a 2ª dose em abril

Cotidiano

Mofo, infiltração e calha suja: O que pode virar um ‘problemão’ após as chuvas?

Campo Grande registrou chuvas acima do esperado em março desse ano. Trégua é oportunidade para providenciar reparos e manutenções

Polícia

VÍDEO: Pitbull mata cachorro e quase ataca morador no bairro São Conrado

Morador tentou salvar o cãozinho, mas o pitbull solto na rua estava agressivo

Le Blog Maria Antonia

Angelina Jolie visita ONG de apoio a imigrantes em São Paulo

esta sexta-feira (4), a atriz e ativista Angelina Jolie desembarcou em São Paulo para visitar o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), uma organização que atua no acolhimento e defesa de direitos de migrantes.