Pular para o conteúdo
Brasil

São Paulo terá aplicativo público para transporte individual

MobizapSP promete maior retorno a motoristas e menor taxa de administração; aplicativo público tem 20 mil cadastros e motoristas já estão aptos a operar
Agência Brasil -
Aplicativo público lançado pela Prefeitura de São Paulo já tem 2,3 mil motoristas cadastrados. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
Aplicativo público lançado pela Prefeitura de São Paulo já tem 2,3 mil motoristas cadastrados. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Cerca de 2,3 mil motoristas já se cadastraram no MobizapSP, aplicativo público para transporte individual de passageiros. Segundo a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito), eles estão aptos a iniciar as operações.

O aplicativo público, similar às plataformas Uber e 99, é de autoria da Prefeitura de São Paulo. Ele visa a “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo”.

Entre as diferenças das plataformas privadas está o fato de não haver alterações de preço para passageiros –a chamada tarifa dinâmica– e uma melhor remuneração para motoristas.

A taxa de administração do aplicativo público é de 10,95% (fixa). A taxa no mercado privado varia entre 40% e 60%, de acordo com a prefeitura. Cerca de 20 mil usuários fizeram cadastros com interesse de utilizar o novo sistema. Por enquanto, está sendo formada a base de dados do MobizapSP. O início da operação dependerá desses registros.

“Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. Ter algo na coisa pública que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo. É um grande passo”, disse o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, durante o anúncio, nessa quinta-feira (9), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Aplicativo público foca em viagens iniciadas na capital paulista

O aplicativo público foca viagens iniciadas na cidade de . Então, o destino varia de acordo com cada cliente, podem incluir outras cidades. Após o cadastro de motorista, a plataforma passa a ser disponibilizada para usuários.

Ele estará disponível para os sistemas operacionais e iOS. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito e débito.

O projeto foi viabilizado por meio de licitação pública, que teve como vencedor o Consócio 3C, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração é de 10,95% (fixa). “Uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade. Assim, ajudaremos a dar mais qualidade de vida a esses profissionais”, apontou, em nota, a prefeitura.

No site da prefeitura, estão disponíveis os termos de uso e a política de privacidade do aplicativo público, tanto para motoristas como para passageiros.

Os documentos explicam, por exemplo, em que casos o motorista pode ser bloqueado da plataforma, como as situações de violência e importunação sexual, ameaças, comportamento grosseiro, discriminação, compartilhamento da conta, desrespeitar as leis de trânsito e do aplicativo, manutenção inadequada do veículo, veicular qualquer dado do passageiro sem autorização, entre outros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trator tomba e idoso de 75 anos morre esmagado em propriedade rural de MS

Incêndio atinge vegetação em empresa de adubos na região do Parque do Sol

Trump firma acordo comercial com a Indonésia, membro pleno do Brics

loteria

Ninguém leva e Mega-Sena acumula R$ 36 milhões para próximo sorteio

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Motorista do consórcio mantém trajeto com porta aberta após escada emperrar

Últimas Notícias

Trânsito

Carro envolvido em acidente com PMs do Choque estava com placa  adulterada em Campo Grande

Carro foi apreendido e levado para a Defurv

Bastidores

[ BASTIDORES ] Pensativo sobre mudanças

Mudança política, homenagem e presente são destaques do Bastidores desta quarta-feira (23)

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O número de presos estrangeiros no Brasil seguiu crescendo nos últimos quatro anos

Número passou de 1.847 em 2021, para 2.602 em 2024

Polícia

Homem é esfaqueado nas costas e tórax em frente a bar por ‘Paraguai’ em Campo Grande

Ferido, homem ainda percorreu 28 metros para fugir de ‘Paraguai’