Pular para o conteúdo
Brasil

Reviravolta? O que se sabe sobre homem linchado após falso roubo em São Paulo

Osil morreu neste domingo ao ser atacado com pedaços de madeira e capacetadas
Aliny Mary Dias -
Linchamento chegou a ser filmado por moradores (Foto: Reprodução, Twitter)

Um homem morreu no domingo, dia 7, após ser vítima de agressão no meio da rua no Guarujá, na Baixada Santista. Osil Vicente Guedes foi acusado injustamente de roubar uma moto e espancado na quarta-feira, 3. Posteriormente, o dono do veículo informou à ter emprestado a moto à vítima. Em vídeo postado nas , Guedes foi atacado com pedaços de madeira e capacete por três pessoas.

No entanto, nova informação que veio à tona nesta terça-feira (9) pode representar uma reviravolta no caso. Isso porque parentes de Osil suspeitam que psicóloga com quem o homem manteve um relacionamento, poderia estar relacionada com outra agressão que o rapaz sofreu.

Parentes afirmam que o homem conheceu a profissional durante tratamento para depressão. No entanto, a relação evoluiu para um romance. Eles moraram juntos, mas o relacionamento terminou. A psicóloga chegou a chamar a polícia em certa ocasião para denunciar agressões sofridas. As informações são do jornal Metrópoles.

Quem é a vítima?

Trata-se de Osil Vicente Guedes, de 49 anos. Ele foi acusado injustamente de roubar uma moto e espancado no meio da rua na quarta-feira passada, no Guarujá. Osil Guedes foi atacado com pedaços de madeira e capacete por três pessoas, segundo mostra um vídeo gravado por celular.

Osil Guedes estava internado desde o dia da agressão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, onde foi declarada a morte encefálica no domingo. Ele era dono de uma empresa de reciclagem. Tinha um filho de 9 anos e morava no bairro Vila Áurea, que fica próximo de onde aconteceu o crime

Como começou o tumulto?

Nas imagens, dá para notar um homem caído no chão, que é acertado com um capacete na cabeça e que depois recebe um tapa na nuca de outro agressor. Para finalizar, ele é arrastado e arremessado no chão por um outro rapaz. “Não está bom para ladrão de moto, não. Ladrão de moto está se lascando”, diz o autor da gravação. O linchamento ocorreu no bairro Pae-Cará.

Testemunhas relataram à Polícia Militar que as agressões começaram após um grito de “pega ladrão” direcionado a Osil Guedes.

A averiguação da Polícia Civil

Durante averiguação da Polícia Civil, o dono da moto afirmou que havia emprestado o veículo a Osil Guedes naquele mesmo dia e que mantinha contado há anos com a vítima. O proprietário da motocicleta, cuja identidade não foi revelada, ainda definiu a vítima como uma “pessoa trabalhadora e que não se metia em confusão.” A Secretaria da Segurança Pública do Estado de (SSP) disse, em nota, que foi comunicada da morte da vítima no domingo.

Como estão as investigações?

Segundo a SSP, a natureza da ocorrência foi modificada para homicídio e o irmão da vítima foi ouvido. “Diligências prosseguem visando ao esclarecimento dos fatos”, afirma a pasta

Já houve caso semelhante?

Também no Guarujá, Fabiane Maria de Jesus, há nove anos, foi vítima de uma notícia falsa postada em maio de 2014 no Facebook. A postagem viralizou, também no dia 3 de maio daquele ano, e ela foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças.

Fabiane foi amarrada e agredida por uma multidão após sair de casa no bairro Morrinhos para ir a igreja. Ela ainda foi levada ao hospital, mas morreu dois dias depois. Fabiane era inocente. Tinha duas filhas: uma de 13 anos e outra de um ano. O caso teve grande repercussão e se tornou emblemático de como e a desinformação nas redes sociais podem resultar em violência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena