Pular para o conteúdo
Brasil

Regulamentação da reforma tributária ficará para 2024, afirma secretário

Anúncio foi feito pelo secretário extraordinário da reforma
Agência Brasil -
secretário reforma (1)
O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. (Reprodução, Wilson Dias, Agência Brasil)

A regulamentação da primeira fase da reforma tributária, que simplifica os impostos sobre o consumo, ficará para 2024, disse nesta sexta-feira (14) o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Em evento virtual para um banco, ele adiantou que, a princípio, estão previstos quatro projetos de lei complementar.

Segundo Appy, o primeiro projeto detalhará as regras do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual. O segundo criará e regulamentará o Conselho Federativo. O terceiro tratará do Fundo de Desenvolvimento Regional, e o último trará regras para os créditos acumulados de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que desaparecerá para dar lugar ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

“Em princípio, são essas quatro leis complementares. Não temos uma data definida, mas estamos trabalhando com a ideia de mandar ao na abertura da sessão legislativa do ano que vem, no começo de fevereiro de 2024”, declarou o secretário.

Appy disse que o governo quer construir os projetos em parceria com os estados e os municípios e que os governos locais terão alguns espaços de autonomia, como no caso da alíquota do IBS, tributo de responsabilidade dos governos estaduais e das prefeituras.

De acordo com o secretário, os governos locais poderão estabelecer as alíquotas do IBS, mais altas ou mais baixas, por lei complementar. No entanto, se nada for feito, prevalecerá a alíquota de referência definida nacionalmente. “Se não fizerem nada, vale a de referência”, disse.

Em relação ao Conselho Federativo, Appy explicou que o órgão, que definirá as políticas fiscais e tributárias dos governos locais por maioria de votos e por maioria de população nos estados e nos municípios, será um órgão técnico, sem poder político. O secretário também informou que a lei complementar terá uma fórmula de distribuição para repartir os recursos do IBS aos governos locais.

Sobre os créditos acumulados de ICMS, um dos passivos que a reforma tributária terá de resolver, Appy disse que o pagamento pelos estados às empresas com direito a recebê-los estará garantido por 240 meses (20 anos). Por meio dos créditos tributários, uma empresa pode obter descontos no pagamento de tributos ou serem reembolsadas por causa de tributos cobrados a mais ao longo da cadeia produtiva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
governo redução contenção gastos milhões

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

Deputado do PL pede a Moraes licença para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

Fux rejeita prisão domiciliar para Daniel Silveira

Município de Bataguassu publicou novas restrições contra a Covid-19

Prefeita de Bataguassu faz acordo com MP para realizar concurso público até 2027

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

PR: Homem foge de presídio e furta ônibus rodoviário

Últimas Notícias

Cotidiano

Peça quebra e ‘vagão’ desprende de carreta carreta com 36 toneladas de sucatas de ferro

Incidente aconteceu próximo da Avenida Cônsul Assaf Trad

Política

Em defesa de Bolsonaro, deputado de MS adere a protesto com fita na boca e ocupa Câmara

Mesas diretoras da Câmara e Senado são ocupadas por apoiadores do ex-presidente

Cotidiano

Hospital de Dourados comemora aplicação inédita de segunda etapa do Revalida

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, atraiu 121 candidatos para a Prova de Habilidades Clínicas, sendo o HU-UFGD o único local de aplicação no estado

Cotidiano

Sejuv abre inscrições para cursos gratuitos de manicure e design de sobrancelha

A Prefeitura de Campo Grande está com inscrições abertas para cursos de manicure e pedicure e design de sobrancelhas. As aulas serão gratuitas, oferecidas pela Sejuv (Secretaria Executiva da Juventude), com vagas limitadas. Para participar, basta clicar aqui. As capacitações acontecem entre os dias 12 e 15 de agosto, com foco na geração de renda … Continued