Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente Lula continua estável e bem, informa boletim médico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tarde estável, conforme boletim médico divulgado na noite deste sábado (30) pelo Hospital Sírio-Libanês, onde está internado em Brasília. Nessa sexta-feira (29), Lula foi submetido a cirurgia para restauração da articulação do quadril direito. O hospital informou ainda que o presidente continua internado em apartamento sob … Continued
Agência Estado -
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tarde estável, conforme boletim médico divulgado na noite deste sábado (30) pelo Sírio-Libanês, onde está internado em . Nessa sexta-feira (29), Lula foi submetido a cirurgia para restauração da articulação do quadril direito.

O hospital informou ainda que o presidente continua internado em apartamento sob os cuidados das equipes dos Roberto Kalil Filho, que acompanha o presidente há vários anos; Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República; e o ortopedista Giancarlo Cavalli Polesello, especialista responsável pela cirurgia.

O boletim anterior, divulgado pela manhã, informou que Lula fez sessões de fisioterapia.

Em coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira, a equipe médica informou que a cirurgia foi bem-sucedida e sem intercorrências. No processo de recuperação, já era previsto que Lula ficasse em pé e caminhasse nesses primeiros dias pós-cirurgia, com o auxílio de andador e muletas.

Além do procedimento ortopédico, Lula passou por uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região da pálpebra. Essa cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril.

Lula tinha artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento por causa do atrito entre os ossos. Nos últimos meses, o presidente vinha se queixando de dores com mais frequência.

A cirurgia consistiu na colocação de próteses em substituição ao osso tanto da cabeça do fêmur, quanto da cavidade óssea (acetábulo) onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril. A expectativa é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima segunda-feira (2) ou terça-feira (3), a depender da evolução da recuperação pós-cirúrgica.

O presidente deve sentir algumas dores da operação por até duas semanas, informou Polesello. O prognóstico é que em até 6 semanas, cerca de um mês e meio, ele já esteja em plenas condições de retomar uma agenda intensa, inclusive com viagens.

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro. Segundo os médicos, ele terá plenas condições de cumprir esses compromissos.

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde despachará ao longo das próximas semanas. Lula deverá fazer sessões de fisioterapia e exercícios específicos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grávida de 8 meses é espancada pelo marido após discussão por jogos em Campo Grande

Briga generalizada em festa acaba com mulher ferida a facadas em Três Lagoas

Motociclista é assassinado a tiros por desconhecido em Dourados

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro termina com jovem morto e dois feridos na BR-376

No carro estavam quatro pessoas

Polícia

Mulher é esfaqueada pelo marido e foge com filho para pedir socorro em oficina de Dourados

Vítima teve ser levada para o Hospital da Vida

Coluna

Crise hoteleira coloca em risco a COP30 em Belém

O Plano B da COP30 Não é surpresa dentro do Palácio do Planalto a notícia do presidente da COP30, André Corrêa, de que delegações estrangeiras pedem o “cancelamento” de Belém. Com a crise hoteleira na capital paraense – falta de hotéis, escassez de leitos e preços altíssimos – o Governo do Brasil voltou a planejar … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito condenado se livrou de ação

Deputado de direita usou música e recebeu alerta: 'a banda é comunista'