Uma fala do prefeito de Barra do Piraí (RJ), Mario Esteves (Solidariedade), defendendo que as mulheres da cidade sejam castradas para o controle da população de crianças acabou gerando uma polêmica nas redes sociais na última semana. A declaração foi feita na quinta-feira (14) durante uma inauguração de estrada.

Conforme o Uol, o prefeito disse, em vídeo, que há muitas crianças na cidade e que as famílias deveriam ter no máximo até dois filhos, sugerindo que fosse criada uma lei para controlar a natalidade. “Tem que começar a castrar essas meninas, controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. (…) É muita responsabilidade colocar filho no mundo”.

Por sua vez, a prefeitura alegou, através de nota, que a declaração foi feita em um momento de “descontração”. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Barra do Piraí, Christopher Almada, repudiou a fala de Esteves, dizendo que seu posicionamento é retrógrado e machista. 

Devido a repercussão negativa, o vídeo que havia sido publicado nas redes sociais da prefeitura, foi apagado. Ao se retratar, Esteves disse que houve um equívoco, pois trocou a palavra “laqueadura” por “castração” e negou a intenção de ofender as mulheres.