A Polícia Federal realiza perícia técnica no prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (9). No local, os agentes já realizaram a perícia externa, 3D e com drones.

O trabalho de perícia interna começou na tarde de hoje e não possui previsão de conclusão. Assim, o edifício segue interditado.

De acordo com o STF, os anexos 1 (inclusive o restaurante) e 2 não foram alvos do vandalismo e funcionam normalmente nesta segunda.

Após a perícia, o STF informou que irá iniciar o trabalho de catalogar os estragos e quantificar os prejuízos. Também não há previsão para a conclusão deste trabalho.

Conforme o Tribunal, a informação de que uma granada foi encontrada no edifício-sede gerou preocupações de servidores que atuam nos anexos. Entretanto, tratavam-se de granadas não letais usadas pela Segurança do tribunal.

A Polícia Judicial do STF verificou todo o prédio, que está em condições de segurança para os servidores.

Abertura de CPI para investigar atos

Senado conseguiu assinaturas suficientes para a instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que irá investigar os atos antidemocráticos relacionados a invasão e depredação de prédios públicos em Brasília.

A CPI, encabeçada pela senadora Soraya Thronicke (União), já possui 31 assinaturas.

Vale lembrar que são necessárias 27 assinaturas para que uma CPI seja instaurada no Senado Federal. Assim, a confirmação de votos necessários para a abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (9).

Manifestantes invadem STF

Anteriormente, manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciaram protesto em Brasília (DF), invadiram o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto.

Do mesmo modo, outro grupo, usando cores da bandeira, ocuparam o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Por fim, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que falou com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para pedir apoio policial.

“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”, tuitou.