Pular para o conteúdo
Brasil

Pacheco responde Gleisi e diz que presidente do PT é criadora das ‘emendas Pix’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e aponta que a deputada é a criadora das chamadas ‘emendas pix’. Na tarde desta terça, 31, ela criticou o senador por causa da nova ofensiva do Congresso sobre o Orçamento da União. Senadores, como mostrou a Coluna do Estadão, … Continued
Agência Estado -
Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco Jefferson (Rudy, Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu a presidente do PT, (PR), e aponta que a deputada é a criadora das chamadas ‘emendas pix’. Na tarde desta terça, 31, ela criticou o senador por causa da nova ofensiva do Congresso sobre o Orçamento da União. Senadores, como mostrou a Coluna do Estadão, querem obrigar o Executivo a pagar emendas de comissões permanentes do Legislativo.

As emendas Pix foram reveladas pelo Estadão. O esquema destina verbas públicas sem transparência e sem fiscalização para prefeituras.

“Não sou autor e nem relator do referido pela deputada, que deve ser discutido na comissão própria. Lembro que na LDO do ano passado ponderei aos colegas que não colocássemos a impositividade nas emendas de relator, no que fui atendido. Eu reitero meu compromisso com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas, o que passa, inclusive, pela limitação do fundo eleitoral e o aperfeiçoamento das ‘emendas Pix’, criadas pela deputada”, disse Pacheco.

No Twitter, Gleisi afirmou que o projeto vai contra o que defende Rodrigo Pacheco. “Se o Senado quer mesmo contribuir para o equilíbrio fiscal, como disse ontem o presidente Rodrigo Pacheco, o pior caminho é o que torna obrigatório o pagamento de emendas de comissões”, disse a presidente do PT.

“O papel de executar o Orçamento é do Executivo, de forma planejada, pensando no país. O projeto que está na CAE do Senado visa abocanhar alguns bilhões da União para atender interesses individuais”, completou.

Governo tem plano para derrubar ofensiva do Congresso

Mais cedo, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), entrou em jogo na última hora e impediu a votação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele negociou com os pares que a matéria também seja analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que seja realizada uma audiência pública com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para discutir o tema.

A esperança governista é que a matéria seja julgada inconstitucional. “Há dúvidas se a iniciativa poderia ou não ser parlamentar”, disse Jaques Wagner ao propor a consulta na CCJ. “O argumento é de que essa mudança deve ser feita por Proposta de Emenda à Constituição, e não por Projeto de Lei Complementar, como é o caso. Além disso, deve ser considerada matéria orçamentária, por se tratar de emendas impositivas, e, portando, de competência exclusiva do Poder Executivo”, explica um interlocutor do senador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de policial civil aposentado é morto em frente a conveniência no Nova Lima

moraes

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Eduardo diz que família Bolsonaro pode deixar PL se Tarcísio se filiar

Ministro da Educação cancela agendas em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Filho de policial civil aposentado é morto em frente a conveniência no Nova Lima

VÍDEO: Incêndio destrói terreno próximo a posto de gasolina no Rita Vieira

Últimas Notícias

Polícia

‘Rato’ disparou 20 vezes para matar filho de policial civil no Nova Lima

Conforme testemunhas, Douglas e 'Rato' tinham uma rixa antiga, e teriam discutido antes da execução

Política

PT cogita receber Simone Tebet para disputar o senado por MS em 2026

Partido pretende se reunir com a ministra futuramente

Famosos

Luis Fernando Verissimo fez história como escritor assim como o pai, Erico Verissimo

Luis morreu neste sábado aos 88 anos

Famosos

Lucas Lima pega voo com famosos e brinca: ‘se cair, nem sou citado’

Músico dividiu avião com Tony Ramos, Miguel Falabella e Nicole Bahls