Pular para o conteúdo
Brasil

Nova vacina pode proteger bebês e idosos contra a bronquiolite

A vacina já foi aprovada nos EUA e na União Europeia
Agência Estado -
Vacinação é contra a gripe e também Covid-19 (Midiamax, Arquivo)

A farmacêutica anunciou que pretende submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas próximas semanas um pedido de aprovação para uma nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite. O imunizante é destinado a gestantes (com o objetivo de proteger bebês recém-nascidos que herdam os anticorpos da mãe) e também a idosos. A vacina já foi aprovada nos EUA e na União Europeia.

O imunizante Abysvo é indicado para gestantes com 32 a 36 semanas de gestação para provocar uma reação imunológica contra infecções do trato respiratório inferior causadas pelo VSR nos recém-nascidos e bebês de até seis meses de idade – principal para as formas graves de infecção pelo vírus. Idosos com mais de 60 anos também são mais vulneráveis a desenvolver quadros respiratórios graves.

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos pulmonares terminais; ou seja, das ramificações mais finas que servem para conduzir o ar para dentro dos pulmões. O VSR é o principal responsável pelos casos de bronquiolite e de pneumonia em crianças e idosos.

A doença é a principal causa de internação de crianças de até quatro anos no . O vírus tem maior incidência nos meses mais frios, do outono e do inverno, mas circula durante todo o ano. O VSR é transmissível pelo ar, por meio de partículas de saliva.

O pedido de aprovação pela Anvisa está baseado em resultados de estudos clínicos internacionais que demonstraram a segurança e a eficácia da vacina na proteção dos bebês e dos idosos. O estudo de fase 3 contou com a participação de mais de sete mil grávidas em 18 centros de pesquisa em todo o mundo, quatro deles no Brasil.

O estudo revelou que o imunizante foi capaz de prevenir em 82% a ocorrência das formas graves de doenças respiratórias em crianças de até três meses e em 69% naqueles de até seis meses de vida. Em idosos a proteção contra quadros graves chega a 85,7%.

“Essa é a primeira e única imunização disponível para proteger os recém-nascidos imediatamente após o seu nascimento e até os seis meses de idade contra o VSR”, afirmou a diretora médica da Pfizer no Brasil, Adriana Ribeiro.

“O vírus é o principal causador da bronquiolite, infecção que pode resultar em graves desfechos principalmente para os bebês menores de seis meses”, afirmou a diretora médica da Pfizer no Brasil, Adriana Ribeiro.

Atualmente, no Brasil, não existe nenhuma vacina para prevenção contra o VSR. No exterior, uma outra vacina, da GSK, já foi aprovada, mas apenas para idosos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam o uso do medicamento palivizumabe (são cinco injeções ao longo dos meses de maior circulação do vírus) para bebês e crianças. O governo, no entanto, só oferece o medicamento gratuitamente para prematuros.

A mais recente edição do boletim epidemiológico InfoGripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira, 24, mostra um aumento nos novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Espírito Santo, e em crianças de 2 a 14 anos. Um quinto desses casos é causado pelo VSR.

“A busca por essa vacina é antiga, não se trata de uma modinha; o problema é que até agora ninguém tinha conseguido algo que funcionasse”, explicou a pediatra e infectologista Ana Paula Burian, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, no Espírito Santo. “A estratégia de vacinar as gestantes também é antiga, nós fazemos isso para outras doenças, como gripe, coqueluche, tétano e hepatite B.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Briga entre irmãos acaba com adolescente esfaqueado no abdômen em MS

Morte de crianças e mãe comove cidade de MS e velório deve acontecer na Câmara

Justiça decreta prisão preventiva de homem acusado de estupro de adolescente em Dourados

Ministros de Comércio da UE não veem vencedores em batalha de tarifas com EUA

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Servidoras do CAPs do Aero Rancho são alvo de operação

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove oficina sobre literatura e gramática com imortal da ABL

Últimas Notícias

Sem Categoria

Por acomodações no Senado, Cida Gonçalves pode deixar comando do Ministério das Mulheres

Indicada para assumir lugar de Cida, petista, que mora em Campo Grande, mostra-se ao menos por enquanto desinteressada na troca

Famosos

Morre o ator Jay North, eterno Dennis, o Pimentinha, aos 73 anos

Conhecido pela série O Pimentinha, Jay North morreu no último domingo (06), aos 73 anos, nos Estados Unidos; saiba detalhes do que aconteceu com o ator

Cotidiano

BR-163 tem 13 trechos interditados nesta segunda; confira

Além das interdições, 18 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga

Emprego e Concurso

Grupo Energisa está com 39 vagas de emprego abertas, inclusive para PCDs

Inscrições para as vagas vão até o dia 10 ou 13 de abril, dependendo da vaga pretendida