Nicolás Maduro desembarca em Brasília para reunião com Lula nesta segunda

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília às 21h24 do domingo (28). Ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participarão de reunião bilateral nesta segunda-feira (29), às 10h, no Palácio do Planalto.
Depois, o venezuelano será recebido em almoço no Itamaraty. Maduro pousou na Base Aérea de Brasília e foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O chefe venezuelano chegou acompanhado da primeira-dama.
É a 1ª vez que Maduro vem ao Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao romper com o país vizinho. O próprio Bolsonaro, no entanto, revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional.
Agradezco la cálida bienvenida con la que nos recibieron en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. Estaremos desarrollando en las próximas horas una agenda diplomática que viene a reforzar la unión necesaria de los pueblos de nuestro continente. ¡Estén… pic.twitter.com/udFaR2J6yl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023