Um narcotraficante que intermediava viagens da Bolívia para o Paraguai foi preso pela PF (Polícia Federal), em Foz do Iguaçu, no Paraná, na noite dessa terça-feira (26). O homem é irmão de um dos traficantes mais procurados da América Latina.
A prisão aconteceu no condomínio do homem, que era foragido da justiça paraguaia após ter prisão preventiva decretada em março de 2022 pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF (CGCPOL/DCI) também foram cumpridos.
Conforme a PF, desde que um alerta internacional foi registrado junto a Interpol ( Organização Internacional de Polícia Criminal), o narcotraficante estava se escondendo em diferentes países da América do Sul.
A prisão se deu após as autoridades policiais saberem que ele estava no Brasil para acompanhar o nascimento do filho, cuja mãe seria uma mulher boliviana. Além disso, ele foi identificado na operação A Ultranza Py no envio de drogas da América do Sul para a Europa.
Irmão de um dos traficantes mais procurados da América Latina
O narcotraficante preso nessa terça-feira (26) é irmão do homem mais procurado pela justiça do Uruguai por tráfico de drogas. Ele intermediava viagens da Bolívia para o Paraguai com o intuito de garantir as transações ilícitas do irmão e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas.
E ainda, segundo a PF, os irmãos integrariam um grupo criminoso, chamado PCU (Primer Cartel Uruguayo). O grupo, de forte poder financeiro, cooptava agentes que atuavam na Interpol paraguaia, sendo três deles presos no final do mês passado.
O irmão do preso segue foragido e é procurado pela Europol, DEA e Interpol.
