Pular para o conteúdo
Brasil

Minha Casa, Minha Vida: Lula deve assinar retomada de mais de 5 mil obras

Período para adaptar em novo modelo dá margem para o Executivo trabalhar mais intensamente na retomada de obras paradas
Agência Estado -
casais Minha Casa Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida (Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil)

No dia em que relançará o Minha Casa, Minha Vida, na próxima terça-feira, 14, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) deverá assinar uma ordem de serviço para retomar mais de 5 mil obras do programa, de acordo com a Casa Civil. O ministro da pasta, Rui Costa, participou na manhã deste sábado, 11, de vistoria nos imóveis do MCMV que serão entregues por Lula durante a agenda, que acontecerá em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

“Aqui em Santo Amaro da Purificação seguimos essa estratégia para concluir as obras rapidamente e poder entregar logo as casas à população. Vamos fazer o mesmo em cidades de todo o país Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários”, disse Rui Costa neste sábado Segundo a Casa Civil, a reforma “rápida” dos imóveis que estavam abandonados foi fruto de uma parceria firmada entre o e o Estado baiano – algo que o Executivo quer reproduzir em outras localidades.

Obras de pavimentação asfáltica, pintura externa, revisão de telhados, bem como serviços de poda de plantas e limpeza da área externa estão entre as intervenções realizadas nos residenciais Vida Nova Santo Amaro e Vida Nova Sacramento, que contam com 684 unidades habitacionais.

Rui Costa disse ainda que o governo está discutindo uma solução jurídica para que Estados e municípios executem serviços de reparo em obras que já estão bastante avançadas, com o fim de acelerar as entregas. Segundo o ministro, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão.

“Estamos discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios, que são mais rápidos na execução desses serviços de reparos, executem esses serviços. Queremos, até o final do ano, entregar essas 170 mil unidades a que me referi. Retornamos com a faixa 1 e esse será o carro-chefe do programa”, afirmou o ministro.

“Quando estive aqui em janeiro, vi esse condomínio que estava concluído há seis anos, iniciado ainda no governo Dilma, e que foi deixado de lado. Retiraram até a segurança do local e aí furtaram quadro de luz, vaso sanitário, entre outras coisas. A determinação do presidente Lula é agilizar os consertos e entregar todos os imóveis”, disse ainda Costa.

Na terça-feira, 14, além de Santo Amaro da Purificação, serão entregues imóveis em outras cidades de forma simultânea. A ideia é que ministros do governo Lula estejam nos outros locais e por meio de um link ao vivo ocorra a comunicação com o presidente, informou a Casa Civil.

Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apesar do relançamento do programa estar marcado para terça, o governo levará mais tempo para de fato engrenar o MCMV em seu novo modelo. A expectativa é a de que a definição de todo arcabouço do novo programa demore meses. Com isso, é possível que as primeiras contratações ocorram apenas no início do segundo semestre.

O período dá margem para o Executivo trabalhar mais intensamente na retomada de obras paradas. Estimativas que circulam no mercado dão conta da possibilidade de quase 40 mil unidades voltadas à população de mais baixa renda serem retomadas neste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada