Pular para o conteúdo
Brasil

Mais um grupo de repatriados da Faixa de Gaza chega ao Brasil

Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 pessoas a bordo
Agência Brasil -
Brasileiros repatriados de Gaza. (Reprodução, Agência Brasil)

Mais um grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou ao na madrugada desta segunda-feira (11). A aeronave KC-30, da FAB (Força Aérea Brasileira), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) de domingo (10) e pousou às 3h47 na de , onde o grupo foi recebido por autoridades brasileiras. Foram cerca de 15 horas de voo.

O grupo é formado por 48 pessoas, sendo 11 com dupla cidadania (Brasil-Palestina) e 37 palestinos, parentes de cidadãos brasileiros. São 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, incluindo duas idosas, e quatro homens adultos. Uma jovem de 22 anos que já estava no Egito se juntou aos resgatados de Gaza e embarcou neste mesmo voo. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

No último sábado (9), eles receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito, de onde seguiram de ônibus até o Cairo. Na capital egípcia, foram recebidos por diplomatas brasileiros na capital do país e embarcaram para o Brasil.

Segundo o Itamaraty, da lista de 102 pessoas enviada pelo Brasil às autoridades israelenses, 24 não tiveram autorização para cruzar a fronteira, incluindo sete palestino-brasileiros. A maioria dos barrados é de homens.

O governo brasileiro não soube informar o motivo de eles terem sido impedidos, por , de atravessar a fronteira. No momento, segundo o Palácio do Planalto, não há previsão de novo voo de repatriação.

“Em um primeiro momento, eles ficarão de dois a três dias em Brasília. A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de estabelecer contato com familiares e parentes e a questão da documentação. Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento e alimentação. Um suporte para reconstituírem a trajetória, já que vêm de situação bastante complexa”, afirmou o secretário nacional de Assistência Social do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), André Quintão.

No dia 13 de novembro, após dias de tensão e negociação, os primeiros 32 brasileiros resgatados de Gaza desembarcaram no país, ocasião em que foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio da Silva em Brasília.

Voltando em paz

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro, o governo brasileiro já retirou 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses, incluindo 53 animais domésticos. No total, a FAB já realizou 11 voos de repatriação por meio da Operação Voltando em Paz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Campo Grande promove plantão de vacinação contra a gripe neste sábado; confira

Procuradores de MS ‘furam teto’ ganhando até 173% acima do previsto ao funcionalismo em 2025

Power Couple: Gretchen e Esdras revelam motivo da desistência: ‘No limite’

Promessa campo-grandense assina com clube da primeira divisão do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Médicos

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Preso médico suspeito de causar morte de paciente no RJ

Ele foi detido em Teresópolis

MidiaMAIS

Agendão: fim de semana em MS tem espetáculos, atrações para a criançada e festa do padroeiro

Há atrações gratuitas e outras com ingresso a ser comprado

Famosos

Nasce Raro, primeiro filho de Thiago Thomé e Bárbara Carine: ‘Minha vida’

Ex-ator da Globo, Thiago Tomé emocionou os seguidores ao anunciar o nascimento de Raro, seu filho com Bárbara Carine

Trânsito

Motorista que morreu ao bater em caminhonete dirigida pelo prefeito de Laguna Carapã estava com contrabando

Perícia constatou que acidente teria sido causado por condução imprudente em alta velocidade por parte do condutor do Fiat Palio e baixa visibilidade em razão da poeira