Lula passa por cirurgia no quadril nesta sexta-feira em Brasília
Procedimento é para eliminar dores que o presidente sente no quadril desde agosto do ano passado
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado nesta sexta-feira (29), por volta das 7 horas (horário de Mato Grosso do Sul) no hospital Sírio Libanês, em Brasília, para ser internado e realizar cirurgia no quadril. O procedimento é chamado de artroplastia total de quadril e será feito do lado direito. A previsão de duração da operação é de 2 horas a 3 horas, e Lula dará entrada no hospital para a realização de exames antes do procedimento.
A cirurgia é para eliminar dores que o presidente sente no quadril desde agosto do ano passado. Será instalada uma prótese no lugar das partes lesionadas do quadril.
Cerca de quatro pessoas vão operar o presidente, além de dois médicos que o acompanharão, que são o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germóglio. Ele tem direito a um acompanhante na UTI. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanha o presidente.
O petista deve ficar, no mínimo, um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a expectativa é de que ele deixe o hospital na terça-feira, dia 3 de outubro. A ideia do presidente é não deixar de trabalhar durante a recuperação e despachar com ministros no Palácio da Alvorada, residência oficial, por cerca de três semanas. Não haverá passagem de cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin enquanto o petista se recupera.
Por volta das 16 horas, Kalil Filho e Germóglio, além do ortopedista responsável pela operação – que ainda não teve o nome divulgado – darão entrevista a jornalistas sobre o procedimento.
Lula deve ser submetido à anestesia geral e o procedimento cirúrgico deve durar cerca de duas horas. Em entrevista ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o ortopedista Leandro Ejnisman, especialista em quadril do hospital Albert Einstein em São Paulo disse que pode ser retirado um pedaço com cerca de 5 cm a 6 cm de diâmetro do fêmur para colocar uma prótese no lugar.
Ejnisman disse que se trata de um procedimento “complexo, mas seguro”. Segundo o médico, a operação deverá deixar o quadril do petista 100% curado. “Mais de 98% dos pacientes têm bom resultado e ficam felizes com a operação”, disse o médico.
A expectativa do governo é que o chefe do Executivo retome as viagens internacionais no final de novembro, quando deve embarcar a Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP-28 Até lá, deve permanecer em Brasília.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Jovem sofre golpes de faca, facão e madeira e é socorrido em estado gravíssimo em Angélica
Vítima teve afundamento no crânio e ficou com rosto desfigurado
Técnico do Vasco é demitido a três jogos do final do Brasileirão
Demissão veio logo após derrota para o Corinthians, em São Paulo
Homem morre após sofrer descarga elétrica e queda quando realizava serviço na Capital
Vítima estava internada desde ontem (23), quando ocorreu o acidente
Emoção até o final da rodada! Mais três times da Série B garantem vaga no Brasileirão 2025
Santos, Mirassol, Sport e Ceará conquistaram vaga e farão parte da elite do futebol brasileiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.