Pular para o conteúdo
Brasil

Lula participa de almoço com terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza

Desde o início da guerra, 1.555 brasileiros foram resgatados, sendo a maioria de Israel
Agência Estado -
Presidente Lula. (Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 25, no dia de Natal, de um almoço com o terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza que desembarcaram no último sábado em . O evento será às 12 horas, no de Trânsito na da capital do País.

Inicialmente, o informou que 32 pessoas deixaram o enclave palestino mas, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aeronave, só 30 embarcaram. Os outros dois teriam ficado de fora do voo por questões médicas

Os brasileiros e familiares deixaram a Faixa de Gaza na quinta-feira, 21. Eles foram recebidos no Egito por autoridades da embaixada e transportados da fronteira até a capital Cairo, onde passaram uma noite. Na sexta-feira, o grupo embarcou com destino a Brasília.

O mesmo voo da FAB que foi ao Egito buscar os brasileiros levou, na ida, seis toneladas de ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e equipamentos para geração de energia.

Desde o início da guerra, 1.555 brasileiros foram resgatados, sendo a maioria de Israel, mas também de Gaza e da Cisjordânia, território palestino ocupado que vive uma escalada da violência em meio à guerra. No caso da Faixa de Gaza, a operação de resgate é considerada mais complexa, já que o enclave está sob cerco israelense. A única saída é por Rafah, na fronteira com o Egito, e é preciso ter autorização para passar.

O trecho foi reaberto em 1º de novembro pela primeira vez desde o início da guerra para palestinos feridos e cidadãos estrangeiros, que têm sido liberados aos poucos. O primeiro grupo de brasileiros só foi autorizado a sair no dia 10 do mesmo mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista morre após capotar em rodovia e carro é encontrado às margens da MS-324 

Auxiliar administrativo e financeiro

Está na lista? Prefeitura convoca auxiliar administrativo e financeiro

Morre Robert Trebor, ator de Xena: A Princesa Guerreira, aos 71 anos

Máquina de 70 anos é pura nostalgia e faz sorvete com essências na Expogrande

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Com 69,41% dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Gleice Jane critica apoio de Riedel à anistia e pede saída do PT do governo

Últimas Notícias

Polícia

Morre rapaz ferido a tiros em conveniência no Tarumã, em Campo Grande

O suspeito estaria em um carro modelo Gol, de cor branca.

Cotidiano

Ong vai receber R$ 33 milhões para gerir programa que remunera por serviços ambientais

Governo prevê pagamento de até R$ 100 mil por produtor que ajuda a conservar o Pantanal

Transparência

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Caminhoneiro diz que órgão chegou a emitir documento com alterações

Brasil

Janja pula na frente de Lula e manda indígenas se calarem em evento com presidente

Lula participava de um encontro com líderes indígenas quando sua esposa se irritou com a plateia