Pular para o conteúdo
Brasil

Lula participa de almoço com terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza

Desde o início da guerra, 1.555 brasileiros foram resgatados, sendo a maioria de Israel
Agência Estado -
Presidente Lula. (Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 25, no dia de Natal, de um almoço com o terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza que desembarcaram no último sábado em . O evento será às 12 horas, no Hotel de Trânsito na da capital do País.

Inicialmente, o informou que 32 pessoas deixaram o enclave palestino mas, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aeronave, só 30 embarcaram. Os outros dois teriam ficado de fora do voo por questões médicas

Os brasileiros e familiares deixaram a Faixa de Gaza na quinta-feira, 21. Eles foram recebidos no por autoridades da embaixada e transportados da fronteira até a capital Cairo, onde passaram uma noite. Na sexta-feira, o grupo embarcou com destino a Brasília.

O mesmo voo da FAB que foi ao Egito buscar os brasileiros levou, na ida, seis toneladas de ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e equipamentos para geração de energia.

Desde o início da guerra, 1.555 brasileiros foram resgatados, sendo a maioria de Israel, mas também de Gaza e da Cisjordânia, território palestino ocupado que vive uma escalada da violência em meio à guerra. No caso da Faixa de Gaza, a operação de resgate é considerada mais complexa, já que o enclave está sob cerco israelense. A única saída é por Rafah, na fronteira com o Egito, e é preciso ter autorização para passar.

O trecho foi reaberto em 1º de novembro pela primeira vez desde o início da guerra para palestinos feridos e cidadãos estrangeiros, que têm sido liberados aos poucos. O primeiro grupo de brasileiros só foi autorizado a sair no dia 10 do mesmo mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reeleição

Vereadores de Campo Grande se dividem sobre aprovação do fim da reeleição e mandato maior

Perdeu o prazo? Confira como regularizar o título cancelado na Justiça Eleitoral

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Venezuelano é acusado de estuprar criança de cinco anos em Dourados 

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 eram com motociclistas

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Governo italiano promulga nova lei sobre cidadania que afeta cerca de 32 milhões de brasileiros

Últimas Notícias

Famosos

Power Couple: Gretchen e Esdras revelam motivo da desistência: ‘No limite’

Record exibiu o exato momento em que Gretchen e Esdras pediram para deixar o Power Couple Brasil 7 e revelaram o motivo da decisão

Esportes

Promessa campo-grandense assina com clube da primeira divisão do Paraguai

Ryan Faustino, de 17 anos, deixou time das Moreninhas em Campo Grande para vestir a camisa do 2 de Mayo

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Neste sábado (24), mais de 100 médicos estarão atendendo nas unidades de saúde de Campo Grande

Cotidiano

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 eram com motociclistas

Mais vulneráveis, motociclistas acabam morrendo no trajeto de casa para o trabalho, em Campo Grande, em 2025