O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou nesta segunda-feira (25) o compromisso do governo em repatriar famílias que estão na Faixa de Gaza e querem retornar ao Brasil. Ele voltou a condenar a guerra no Oriente Médio entre e o grupo Hamas e disse que o Brasil continuará “torcendo e lutando” junto à ONU (Organização das Nações Unidas) para que se construa um clima de paz.

Lula participou nesta segunda, dia de Natal, de um almoço com o terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza que desembarcaram no último sábado em Brasília. O presidente saiu sem falar com a imprensa. O evento durou pouco mais de meia hora e ocorreu no Hotel de Trânsito da Base Aérea da capital federal.

“Se tiver mais gente que a gente consiga liberar, vamos buscar e trazer de volta ao Brasil. Quero dizer para vocês que não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na fronteira. Não é possível a morte de tantas mulheres e crianças, a destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino. Eu tenho certeza que aqui no Brasil vocês estarão em paz”, disse Lula.

Os brasileiros e familiares deixaram a Faixa de Gaza na última quinta-feira (21). Eles foram recebidos no por autoridades da embaixada e transportados da fronteira até a capital Cairo, onde passaram uma noite. Na sexta-feira, o grupo embarcou com destino a Brasília.

O informou que 32 pessoas deixaram o enclave palestino no terceiro grupo de repatriados, mas, segundo informações da FAB (Força Aérea Brasileira), responsável pela aeronave, só 30 embarcaram.

Os outros dois teriam ficado de fora do voo por questões médicas. O mesmo voo da FAB que foi ao Egito buscar os brasileiros levou, na ida, seis toneladas de ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e equipamentos para geração de energia.

Com informações da Agência Estado