Pular para o conteúdo
Brasil

Juiz revoga absolvição e pede investigação de ex-assessor de Bolsonaro por gesto racista

O ex-assessor alegou estar arrumando a lapela do terno, mas a perícia do Senado desmentiu a afirmação
Agência Estado -
Ex-assessor fazendo gesto supostamente supremacista branco e racista. (Reprodução, redes sociais)

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), reformou a decisão que absolvia Filipe Garcia Martins, denunciado por ter feito um gesto supostamente ligado a grupos supremacistas brancos. “O que temos são indícios. Fortes indícios, diria eu. Por serem fortes indícios, não é cabível a absolvição sumária do apelado”, afirmou o desembargador na decisão. A informação foi publicada pelo site G1.

Martins era assessor especial do então presidente Jair Bolsonaro (PL) e acompanhava Ernesto Araújo, então ministro das Relações Exteriores, em sessão do Senado Federal em 24 de março de 2021. Na ocasião, realizou um sinal com a mão que é geralmente feito por supremacistas brancos nos – uniu o polegar e o indicador, e esticou os outros três dedos formando uma imitação das letras W e P, sigla do lema racista White Power (Poder Branco). O gesto foi transmitido pela TV Senado. O ex-assessor alegou estar arrumando a lapela do terno, mas a perícia do Senado desmentiu a afirmação.

Em junho do mesmo ano, Martins foi denunciado pelo Ministério Público Federal. Segundo o órgão, “ficou evidente que Filipe Martins agiu de forma intencional e tinha consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude do seu gesto”. O pedido era de punição segundo a lei de crimes raciais por ter praticado e induzido a discriminação e o preconceito de raça. A condenação pode envolver prisão, pagamento de de pelo menos R$ 30 mil e perda de cargo público.

O juiz da 11ª Vara Criminal do Distrito Federal encerrou o processo por entender que o fato narrado na denúncia não constituía crime, mas o desembargador Ney Bello reformou a decisão e pediu retomada da investigação. O magistrado ainda apontou que Martins “trata-se de pessoa que entende de política e é conhecedor das suas simbologias específicas, incluindo aquelas que enaltecem torturadores, fascistas e racistas. E utiliza essa simbologia de forma reiterada”. O processo seguirá na primeira instância.

O ex-assessor de Bolsonaro e a minuta do golpe

Em delação premiada à Polícia Federal, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, afirmou que o ex-presidente se reuniu com a cúpula das Forças Armadas para discutir a possibilidade de uma intervenção militar para anular o resultado da eleição de 2022 que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

De acordo com a delação, Bolsonaro – enquanto ainda era presidente – teria recebido do assessor Filipe Garcia Martins uma minuta de decreto para prender adversários e convocar novas eleições. Bolsonaro, então, segundo Cid, teria levado o documento para a alta cúpula das Forças Armadas, obtendo apoio do almirante Almir Garnier Santos.

O ex-assessor é um entusiasta de Olavo de Carvalho, mentor intelectual da direita e do bolsonarismo, já falecido. “Jamais serei capaz de descrever o impacto que a obra, a vida e a imensa generosidade do professor tiveram em mim. Ele foi e sempre será meu grande farol intelectual”, disse Martins nas redes sociais, no dia em que Olavo faleceu.

Martins tem 35 anos é conhecido por ser um forte aliado ideológico das bandeiras do clã Bolsonaro. Em 2019, o Estadão mostrou que ele veio da militância virtual da direita e foi apadrinhado por (PL-RJ), deputado federal e filho “03” do ex-presidente. O cargo de Martins, de assessor especial da Presidência, tinha como função ajudar o chefe do Executivo em assuntos internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Google notifica polícia de armazenamento de pornografia infantil e homem é preso em MS

UE decide pausar contramedidas a tarifas dos EUA por 90 dias

Homem tenta esfaquear filha e é agredido a pauladas pelo genro em Bataguassu

humap golpe

Hospital Universitário oferece atendimentos gratuitos em comemoração aos 50 anos

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Ministro barra depoimento de Deolane Bezerra na CPI das Bets

Últimas Notícias

Trânsito

Álcool e direção: Em 2024, 2 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante nas rodovias de MS

Em 2024, só nas rodovias federais, 520 foram autuados em flagrante e 1.585 autuados por recusa do teste do bafômetro com sianis de embriaguez

Famosos

Lembra dele? Mickey Rourke surge irreconhecível no Big Brother britânico

Galã dos anos 80, Mickey Rourke virou assunto nas redes sociais ao surgir irreconhecível no Big Brother britânico após um combo de procedimentos

MidiaMAIS

Vem aí: João Gomes, Xamã, Luísa Sonza, Titãs, Michel Telo e mais artistas farão shows ‘gratuitos’ em MS

Confirmado. Em 2025, Mato Grosso do Sul receberá grandes nomes da música nacional para apresentações abertas ao público. Os shows gratuitos estarão distribuídos entre os eventos Campão Cultural, MS ao Vivo, Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul. Conforme a lista de atrações confirmadas, divulgada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (10), … Continued

Brasil

Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta

Japão saiu da lista de países que exigem visto de cidadãos brasileiros