Pular para o conteúdo
Brasil

Itamaraty volta a publicar revista censurada no governo Bolsonaro

O Ministério das Relações Exteriores lançou nesta quinta-feira, 21, a nova edição da Revista Juca, periódico anual produzido pelos alunos do Curso de Formação em Diplomacia do Instituto Rio Branco. Durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), a publicação foi suspensa para não veicular possíveis pensamentos divergentes aos do então chefe do Executivo. Com artigo … Continued
Agência Estado -
reprodução

O Ministério das Relações Exteriores lançou nesta quinta-feira, 21, a nova edição da Revista Juca, periódico anual produzido pelos alunos do Curso de Formação em Diplomacia do Instituto Rio Branco. Durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), a publicação foi suspensa para não veicular possíveis pensamentos divergentes aos do então chefe do Executivo.

Com artigo das últimas seis turmas distintas que ingressaram no Instituto entre os anos de 2016 e 2022, a décima edição da Revista Juca tem por lema “resistência, resiliência e retomada”. Trata-se de “uma tríade que simboliza não apenas os obstáculos recentes, como pandemias, perdas e dificuldades, mas também nossa busca por maior liberdade criativa e menor rigidez”, escreveu o chanceler Mauro Vieira na apresentação.

Em seu texto, Vieira ainda afirma que a presente edição rompe com o “silêncio imposto aos jovens colegas” durante os “quatro anos anteriores ao terceiro mandato” do presidente Lula. E também, de acordo com ele, respeita “sem ‘moderação’ prévia, o livre pensar dos jovens ‘diplomatas.”

Sobre a edição, o chanceler a descreve como “jovem” e “brasileira”, pois, em sua visão, compila toda a diversidade de conhecimento produzida desde a publicação da última edição, ocorrida em 2018. “Com cara de almanacão da ou de prato de restaurante por kilo (com “k” mesmo), com salada, sushi empanado, de panela e arroz e feijão, tudo junto e misturado”, compara.

Durante o governo Bolsonaro, o foi marcado por uma fase ideológica, com Ernesto Araújo entrando em embates diretos com parceiros estratégicos do Brasil, como a China, e se alinhando automaticamente com o ex-presidente americano Donald Trump. Mas as rusgas na área ambiental, principalmente com a Europa, provocaram a substituição de Araújo por Carlos França, de perfil mais silencioso e menos ideológico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dermatite atópica: entenda o que é a doença que passa a ter tratamento integral no SUS

Com foco no estímulo à leitura, Feira Literária de Dourados pode entrar na agenda cultural MS

Prioridade é reeleger Lula em 2026, dizem candidatos à presidência do PT em Campo Grande

enem sisu

Prazo de inscrição para o ENEM é prorrogado, anuncia MEC

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Camelódromo e Drive da Reciclagem recebem ação de vacinação contra a gripe na Capital

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fim de semana tem opções de arraiás gratuitos por Campo Grande; confira lista

Festas são opção de lazer com comidas típicas e quadrilhas

Cotidiano

Com Mounjaro esgotado nas farmácias, usuários fazem ‘busca alternativa’ para compra

Expectativa é de que o produto volte às prateleiras após a obrigatoriedade de prescrição médica

Transparência

‘Compras fake’: Justiça nega bloquear R$ 12 milhões de ex-diretor do HRMS

Rehder dos Santos Batista teria simulado compra de itens que nunca chegaram ao hospital para desviar milhões

Política

Prazo para registro de candidatura em eleição de Bandeirantes termina nesta segunda-feira

TRE-MS definiu nova data de eleição após Justiça manter inelegibilidade de Álvaro Urt (PSDB)