O presidente Luiz Inácio da Silva pediu para os homens “criarem coragem” para fazer o exame de toque retal que permite identificar os tumores da próstata que são palpáveis. “Seja homem, faça o exame de próstata”, comentou Lula, na esteira do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

“Todo homem que se preza, que se respeita, que gosta da família, da sua mulher, dos seus filhos, do seu pai, da sua mãe, que gosta dele próprio, da sua vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata”, declarou, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada de Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (7). “Tem vários tipos de exame, mas tem um que os homens têm medo que é chamado ‘'toque'”.

Segundo Lula, “muito pior que o dar o toque é você descobrir que está com câncer e morrer por uma doença que podia curar”. O presidente pediu para os homens que têm medo do exame perguntarem para suas mulheres “quantos toques ela leva na vida toda vez que vai ao médico e sai a mesma mulher que entrou”.

“Morre muita gente por conta do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem”, afirmou.