Pular para o conteúdo
Brasil

Fiocruz: Casos de síndrome respiratória grave por covid têm alta em 16 Estados

Novo boletim InfoGripe Fiocruz divulgado nesta sexta-feira, 3, aponta um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19, depois de um período de queda. O crescimento é significativo sobretudo em São Paulo, onde alcança todas as faixas etárias. Os dados têm como base a semana epidemiológica 8, de 19 a 25 de … Continued
Agência Brasil -
Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos (Agência Brasil)

Novo boletim InfoGripe Fiocruz divulgado nesta sexta-feira, 3, aponta um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19, depois de um período de queda. O crescimento é significativo sobretudo em São Paulo, onde alcança todas as faixas etárias. Os dados têm como base a semana epidemiológica 8, de 19 a 25 de fevereiro, período que abrange o carnaval.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, reforçou a importância da adesão à campanha de vacinação iniciada nesta semana. Gomes ressaltou que, no caso dos grupos prioritários, o reforço vacinal nesta fase de crescimento dos casos de covid-19 é crucial para evitar que uma possível infecção se transforme em casos graves e mortes. Na maioria dos estados, o aumento ocorre entre os mais idosos.

“O sinal que se inicia na população idosa é um reflexo de que o vírus pode estar ganhando força novamente, aumentando sua transmissão”, disse.

A tendência, segundo ele, é que o vírus chegue às demais faixas etárias nas próximas semanas. Gomes defendeu o uso de máscara como forma de prevenção a despeito da decisão da Anvisa, da última quarta-feira, de suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.

“É uma questão puramente física: boas máscaras, que se ajustam bem ao nosso rosto e têm uma filtragem adequada do ar, são uma barreira para a passagem do vírus”, afirmou. “Usando boas máscaras, um indivíduo saudável não se expõe à absorção de vírus que estão no ambiente.”

Das 27 unidades da federação, 16 apresentam crescimento de casos de SRAG nas últimas seis semanas: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, , Roraima, Santa Catarina e São Paulo. No Amazonas e em São Paulo, o aumento ocorre em praticamente todas as faixas etárias.

Dezoito das 27 capitais apresentam sinal de crescimento no mesmo período: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), (MS), (MT), (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luiz (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Últimas Notícias

Polícia

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Vítima procurou a delegacia e pediu medidas protetivas

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado