Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova entrada da Bolívia no Mercosul após atuação do governo

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 18, um projeto que dá o aval do Brasil para a entrada da Bolívia no Mercosul, bloco econômico que também reúne Uruguai, Argentina e Paraguai. A Venezuela fazia parte do grupo, mas está suspensa desde 2016 por descumprir normas democráticas durante o regime de Nicolás Maduro. Foram 323 votos a … Continued
Agência Estado -
Agência Brasil

A aprovou nesta quarta-feira, 18, um projeto que dá o aval do para a entrada da Bolívia no Mercosul, bloco econômico que também reúne Uruguai, e Paraguai. A Venezuela fazia parte do grupo, mas está suspensa desde 2016 por descumprir normas democráticas durante o regime de Nicolás Maduro.

Foram 323 votos a favor da adesão da Bolívia ao Mercosul, 98 contrários e uma abstenção. O texto segue agora para análise do Senado. A oposição e o Novo orientaram seus deputados a rejeitar o projeto. O PL, por sua vez, liberou a bancada para se posicionar como quisesse. A base do governo, incluindo os partidos do Centrão, votou em sua maioria de forma favorável à proposta.

Em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que trabalharia pessoalmente para o Congresso aprovar a adesão da Bolívia ao Mercosul. “A nossa integração vai bem além do que um projeto estritamente comercial. O Mercosul não pode estar limitado à barganha do ‘quanto eu te vendo e quanto você vende pra mim'”, afirmou o petista durante uma cúpula do bloco sul-americano, em Puerto Iguazú, na Argentina.

No mesmo evento, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também defendeu a ampliação do Mercosul e citou a Bolívia. “Com base no compromisso inalienável do Brasil com a integração regional, questão reiterada constantemente pelo presidente Lula, daremos continuidade ao processo de aproximação do Mercosul com a América Central e o Caribe, na busca de novas oportunidades de negócios para nossos operadores econômicos”, disse o chanceler, na ocasião.

Para integrar o Mercosul, a Bolívia precisa da aprovação de todos os países-membros, por meio de seus respectivos parlamentos. O protocolo de adesão foi assinado em 2015. A Comissão de Relações Exteriores da do Brasil havia dado o aval em 2018, mas o processo travou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Últimas Notícias

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos