Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil analisa amostras de quatro novas suspeitas de gripe aviária no ES

Ministério da Agricultura informou ter identificado o terceiro caso de H5N1 em ave marinha silvestre no litoral do Espírito Santo
Agência Estado -
Ministério da Saúde
Ministério da Saúde (Divulgação)

A Secretaria da , Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo informou, em comunicado, que foram encaminhadas para análise amostras de quatro novas aves que apresentam suspeita de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). Segundo a secretária, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura, realiza as verificações dos casos. Os animais são todos da espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis-de-bando), e foram localizados nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória.

Na última terça-feira, o Ministério da Agricultura informou ter identificado o terceiro caso de H5N1 em ave marinha silvestre no litoral do Espírito Santo.

A ave migratória, da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo), se encontrava no Instituto de e Reabilitação de Animais Marinhas (Ipram).

Os dois primeiros casos da aviária no foram identificados no início desta semana, em trinta-réis-de-bando que estavam no município de Marataízes e no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Em nota, o governo do Espírito Santo afirmou que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas do foco dos casos e realizando vistorias nas propriedades. A Seag destacou que, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), reforçou as medidas de biossegurança.

A pasta ainda esclareceu que realizou eutanásia em 26 aves do Ipram, conforme determinação do Ministério da Agricultura, como medida preventiva. “Foi constatada a possibilidade de transmissão local, colocando em risco as demais aves que estão no meio ambiente e as pessoas que trabalham com essas aves”, disse o Seag.

Quanto à transmissão para seres humanos, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que, desde o dia 16 de maio, as equipes da Vigilância em Saúde identificaram 33 pessoas com possível ocorrência da doença e uma delas está em isolamento, sem sintomas gripais e sendo monitorada.

“O período de vigência de isolamento termina nesta sexta-feira (19), caso ele permaneça sem sintomas gripais”, completou a Sesa As 33 amostras dos possíveis casos foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) e ainda não há informação sobre os resultados das análises.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Neblina em Campo Grande

Frente fria avança e prédios ‘somem’ em meio a neblina de Campo Grande

Ator de Pantanal abandona igreja após pai se assumir gay: ‘Fiquei confuso’

Dupla em moto atira contra idoso no centro de Corumbá

A

Curso preparatório gratuito para o IFMS abre vagas remanescentes; confira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Duda Guerra toma atitude drástica contra Luciano Huck e Angélica após término

Últimas Notícias

Política

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e passará por análise da CCJR

Transparência

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Projetos prometem conscientização, mas não focam em ciclovias na Câmara de Campo Grande

Polícia

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

A vítima foi agredida com coronhada

Trânsito

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Condutor da carreta fugiu sem prestar apoio