Pular para o conteúdo
Brasil

AGU contesta no Supremo parte da lei que privatizou a Eletrobras

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou, nesta sexta-feira (5), com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, norma que autorizou a privatização da Eletrobras. A ação contesta o trecho que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a … Continued
Agência Brasil -
Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou, nesta sexta-feira (5), com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, norma que autorizou a privatização da .

A ação contesta o trecho que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a lei proibiu que acionista, ou grupo de acionistas, exerça poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.

O documento é assinado pelo presidente Luiz Inácio da Silva e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

No entendimento da AGU, o governo federal, na condição de acionista, foi prejudicado pela norma. A União tem cerca de 43% das ações ordinárias.

Na petição, a Advocacia-Geral da União ressalta que o objetivo da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.

A privatização da Eletrobras foi aprovada pelo e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021.

A empresa detém um terço da capacidade geradora de energia elétrica instalada no país. A companhia também tem quase a metade do total de linhas de transmissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Rato’ escondeu latão com drogas e arma na casa de irmão após matar a tiros filho de policial 

camara

Após adiar, Câmara de Campo Grande vota vetos à LDO durante sessão desta terça-feira

Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

china

China usa políticas de Trump para criar nova frente com Índia e Rússia

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

Confira tudo o que se sabe sobre o julgamento de Bolsonaro que inicia nesta terça-feira

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

Site da Assomasul apresenta instabilidade e fica fora do ar

Últimas Notícias

Polícia

Grupo que movimentou mais de R$ 7 milhões em tráfico é alvo da Polícia Federal em MS

Quatro estados e o Distrito Federal são alvos da ação

Política

Deputados votam projeto para aumentar valor de financiamento pela MSGás

Projeto foi votado em primeira discussão em 7 de agosto e retorna hoje à pauta

Transparência

Após relatos de haitiana, Justiça fiscaliza atendimento para refugiados e imigrantes em Dourados

A promotoria identificou que não foram executadas algumas ações previstas no plano de aplicação dos recursos devido a entraves licitatórios

Famosos

Entenda o real motivo por trás da saída de William Bonner do Jornal Nacional

William Bonner deu detalhes dos motivos que o levou a tomar a decisão de sair da bancada do Jornal Nacional após quase 30 anos