Pular para o conteúdo
Brasil

AGU contesta no Supremo parte da lei que privatizou a Eletrobras

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou, nesta sexta-feira (5), com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, norma que autorizou a privatização da Eletrobras. A ação contesta o trecho que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a … Continued
Agência Brasil -
Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou, nesta sexta-feira (5), com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, norma que autorizou a privatização da .

A ação contesta o trecho que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a lei proibiu que acionista, ou grupo de acionistas, exerça poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.

O documento é assinado pelo presidente Luiz Inácio da Silva e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

No entendimento da AGU, o governo federal, na condição de acionista, foi prejudicado pela norma. A União tem cerca de 43% das ações ordinárias.

Na petição, a Advocacia-Geral da União ressalta que o objetivo da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.

A privatização da Eletrobras foi aprovada pelo e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021.

A empresa detém um terço da capacidade geradora de energia elétrica instalada no país. A companhia também tem quase a metade do total de linhas de transmissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Neymar testa positivo para covid-19 e é afastado pelo Santos

VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente é sepultado com homenagens em Campo Grande

Hamas ameaça segurança de refém após cerco de Israel na área onde ele está aprisionado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Conversão proibida termina em acidente entre carro e moto na Avenida Ceará

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Vagas são para Campo Grande e outras 17 cidades

Esportes

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

Jogador assinou com o clube brasileiro até o final de 2028

Polícia

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Suspeito disse que levaria droga para Naviraí

Brasil

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Com isso, deputada perde o mandato; MJ deverá providenciar extradição