Nos últimos dias, vários estados brasileiros relataram a aparição de luzes estranhas no céu, com movimentos erráticos, e até mesmo desaparecendo na sequência. Esses fenômenos estranhos podem, incrivelmente, ser culpa do bilionário dono do Twitter: Elon Musk.

Os relatos das aparições misteriosas de possíveis OVNIs e luzes de origem desconhecida não param de surgir. No entanto, mesmo com depoimento de pilotos de avião afirmando ter visto algo, a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que não houve nenhuma movimentação atípica no espaço brasileiro.

A culpa é de Elon Musk? A explicação que embasa essa nova teoria está associada aos negócios do executivo. Conforme o Yahoo Finanças, além da Tesla e do Twitter, Elon Musk também é dono de uma empresa de escavações e construção civil, a Boring Company, e a SpaceX, de lançamentos espaciais.

De acordo com o Yahoo, a SpaceX é responsável pela divisão de internet via satélite: a Starlink. Além disso, a Starlink possui uma constelação de 3 mil satélites na órbita do planeta, a apenas 550 quilômetros de altitude.

A baixa altura faz com que eles possam ser vistos da superfície da terra a olho nu, resultando no fenômeno conhecido como “Starlink-Racetrack Phenomenon”, ou “Starlink Flare”, que ocorre quando a luz do sol reflete na parte debaixo dos satélites.

O ufólogo e youtuber Mick Westdiz que esse fenômeno é facilmente observado de grandes altitudes, como por pilotos. Isso poderia explicar a estranha aparição das luzes misteriosas no planeta, inclusive, no Brasil.